IMPRENSA
27 de March de 2023 - 09h49

A- A A+

Departamento Nacional abre inscrições para a 6ª Edição do Edital SENAI Lab

Desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação para os alunos do SENAI por meio da prática do aprender fazendo (cultura maker) são os objetivos do Edital SENAI Lab Nível 2 - linha de fomento do SENAI Departamento Nacional (DN), cujas inscrições para a 6ª edição estarão abertas até 6 de abril de 2023.

 

Para este ano serão financiados até 50 projetos, sendo que os 28 primeiros classificados, deverá ser um projeto por Departamento Regional (DR) que atenda os critérios obrigatórios do edital. As demais vagas serão preenchidas limitando-se ao número máximo de até cinco projetos por DR.

 

Para participar, a unidade deverá cadastrar uma proposta na plataforma, obedecendo os critérios obrigatórios (que podem gerar a desclassificação da proposta se não forem atendidos) e os Critérios Bônus, e desta forma obter a pontuação para ser classificada, de acordo com o edital. A seleção dos projetos neste ano de 2023 será realizada na plataforma da Saga SENAI de Inovação SENAI  GP INOVACAO, para isto, foi criado um desafio com o nome de “Edital SENAI Lab 2023”, onde os projetos deverão serem postados.

 

Os critérios obrigatórios de classificação estão apoiados em três pilares: Apresentar o Plano de Uso do SENAI Lab, o Discurso de Elevador - Pitch sobre o Plano de Uso do SENAI Lab (link de vídeo de três minutos máximos) e comprovar que a escola proponente tenha realizado ou participado de pelo menos quatro práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente maker existente na escola em 2022 e/ou 2023, evidenciando o resultado das ações apresentadas, assim como a importância de sua aplicação.

 

Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação (Cebep) SENAI-RO, lembrou que os projetos elaborados pelas unidades de Ji-Paraná (2018), Lagoa (2019), Vilhena (2020 e 2021), Ariquemes (2022) e CETEM, de Porto Velho (2022) foram classificados entre os melhores, e as unidades receberam o recurso de R$ 50.000, 00 cada, o que possibilitou a compra de equipamentos como: impressora 3D, Plotter de Recorte, Chromebooks/notebooks e Máquina de corte e gravação a laser.

 

Custódio explicou que as escolas do SENAI-RO que já foram contempladas em anos anteriores não podem concorrer neste edital. Assim, estão aptas a participar, as UOPs de Jaru, Cacoal, e Rolim de Moura, desde que atendam aos critérios obrigatórios.

 

Conforme o gerente da Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o SENAI Lab é o espaço criativo da escola, onde se desenvolve a cultura Maker fortalecendo a Metodologia SENAI de Educação Profissional no que se refere à Prática Pedagógica e oportunizando o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

“O SENAI Lab além de ser um “local”, é uma “ferramenta educacional” perfeita para a realização de todas as atividades da Saga. Neste ambiente, docentes e discentes podem fazer a inovação acontecer”, finalizou Coelho.

 

 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0