IMPRENSA
08 de March de 2023 - 10h48

A- A A+

Técnico da Cebep do DR-RO participa de curso de Formação Continuada do Re-Saber

Representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), o técnico da Coordenação de Educação (Cebep), Alexandre Custódio, participou no período 28 de fevereiro a 2 de março, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, do curso de formação continuada Aperfeiçoamento em Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Oficinas Re-Saber).

 

A ação teve como público alvo trabalhadores da Educação Profissional que atuarão na implementação das ofertas de certificação de saberes e competências profissionais. Serão qualificados 500 profissionais da educação profissional de instituições de educação profissional (EP) para implementar o processo de certificação de saberes e competências, no âmbito do Re-Saber, em suas instituições.

 

Da 4ª turma participarão representantes do SENAC, SEST/SENAT, SENAR e do SENAI/Departamento Nacional e dos Departamentos Regionais de TO, PB, SE, MS, RS, MG, SC, GO, AM, AP, ES, PA, PE, CETIQT e RO, sendo um representante por DR.

 

“A oficina presencial se mostrou uma troca de experiências muito rica”, comentou Custódio, “mediante da participação nas atividades passamos a compreender melhor todas as etapas do processo para produzir um Projeto Pedagógico de Certificação Profissional na instituição de origem e de Certificação de Saberes e Competências Profissionais e sua operacionalização”, pontuou.

 

O curso de Aperfeiçoamento em Certificação de Saberes e Competências Profissionais, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, aprovado por meio da Resolução CEPE/IFSC n. 22 de 5 de abril de 2021 e que segue o RDP-IFSC é fruto de parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC/MEC, visando a implantação do Sistema Re-Saber.

 

Ministrado na modalidade EaD, o curso conta com carga horária de 180 horas, iniciou em setembro de 2022 e se encerra em maio de 2023, sendo dividido em três módulos, sendo o primeiro online com duração de 90 horas, o segundo foi realizado presencialmente em Brasília com a duração de 30 horas e o terceiro também será realizado à distância, com duração de 60 horas.

 

De acordo ainda com Custódio, esses profissionais vão atuar em escolas técnicas e demais instituições de ensino regulares que estejam aptas a ofertar processos de avaliação, reconhecimento e certificação de saberes e competências profissionais no âmbito do Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Re-Saber), de acordo com a Portaria Nº 24, de 19 de janeiro de 2021.

 

O técnico da Cebep lembrou que “a portaria regulamenta o processo educacional formal de avaliação, reconhecimento e certificação de saberes que desenvolvem competências profissionais - Certificação Profissional, para fins de exercício profissional, bem como para o prosseguimento ou conclusão de estudos, por meio do Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais - Re-Saber, de profissionais que adquiriram as competências profissionais no ambiente de trabalho, sem frequentar uma educação formal”, disse.

 

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho ressaltou que ao concluir esta formação, o egresso estará apto a articular equipes, orientar atividades, cadastrar instituição de EP e implementar programas de Certificação de Saberes e Competências Profissionais, inclusive atuar como multiplicador, no âmbito do Sistema Re-Saber, implantado pela Portaria MEC 24/2021.

 

Conforme Coelho estão previstas novas turmas com a participação do SENAI em todos os DRs, e de Rondônia, a colaboradora da Cebep, Thansey Constantino, foi indicada para participar.


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável