20 de October de 2023 - 09h39

Alunos do SESI-SENAI de Cacoal realizam mentoria de pré-incubação para o Inova SENAI

Sob supervisão e apoio do instrutor do curso técnico em Desenvolvimento de Sistema, Diego Barbosa Garcia e orientação e suporte da área de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, alunos da unidade SESI-SENAI de Cacoal participam de mentoria de pré-incubação dos projetos Dispositivo de pedologia para plantio, Integração dos sistemas da Indústria 4.0 ao sistema de Inteligência Artificial no agronegócio e o “Sendevi”, para pessoas portadoras de deficiência visual.

A mentoria, conforme o instrutor, fornece orientação valiosa para empreendedores novos e inexperientes, ajudando-os a entender o processo de desenvolvimento de um negócio e as etapas necessárias para se tornarem empreendedores bem-sucedidos.

As ações de pré-incubação permitem ao SENAI promover uma cultura empreendedora entre seus alunos e professores”, destacou Garcia. “Isso ajuda a desenvolver uma mentalidade empreendedora, que é valiosa no mercado de trabalho e na economia atual”.

Garcia ressaltou que ao promover a inovação, o SENAI incentiva os alunos a desenvolver novas ideias, produtos e serviços. “Isso está alinhado com a busca constante por soluções inovadoras na indústria e a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social da região. A iniciativa pode resultar na criação de empregos, no crescimento de empresas locais e no fortalecimento da economia regional”, disse.

Para a consultora de STI, Lissandra Souza, a imersão destes jovens na inovação através do programa Inova SENAI permite a formação de talentos, incentiva a solução de problemas complexos, promove o empreendedorismo e fortalece a conexão entre a educação e a indústria. Além disso, o programa ajuda os jovens a desenvolver habilidades essenciais do século 21. Essa abordagem é um investimento no futuro, beneficiando não apenas os jovens, mas as empresas e a sociedade como um todo.

De acordo com o engenheiro agrônomo Joalisson Gonçalves da Silva a partição destes jovens em programas de inovação e desenvolvimento sustentável é de suma importância, principalmente quando se refere a questão sócio ambientais cada vez mais negligenciadas.

Com mestrado e doutorado em Agronomia, Joalisson comentou da alegria de conversar com os jovens discentes sobre sua atuação profissional. “Estes futuros profissionais que serão formados pelo SENAI, terão condições de mudar atual cenário, através de relatos técnicos e práticos na visão de assistência técnica, bem como no uso da tecnologia, por exemplo, drones, na eficiência dos manejos solo, água e ambiente, bem como na precisão que estes equipamentos refletem no futuro da agricultura”, finalizou.

“Estes temas unem as tecnologias disponíveis à inclusão social e ao agronegócio eficiente, temas importantes em nosso contexto contemporâneo, além do aprendizado tecnológico, há também o desenvolvimento de habilidades para solução de problemas atuais e problemas que surgirão no futuro”, pontuou o gerente da unidade, Rodolfo Lentz.