30 de October de 2023 - 08h30

Inscrições para o Grand Prix SENAI de Inovação Edição Nacional 2023 encerram nesta terça, 31

Até o dia 31 de outubro estarão abertas as inscrições para o Grand Prix SENAI de Inovação (GP), ação educativa de abrangência nacional, o evento online e gratuito, que acontece de 6 a 10 de novembro e vai envolver projetos relacionados com as temáticas: Automação, Automotiva, Saúde, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. A inscrição pode ser feita acessando o link Semana de Inovação nas respectivas áreas.

As equipes devem ser compostas por no mínimo dois e no máximo cinco alunos regularmente matriculados no SESI e SENAI, universidades, escolas públicas e particulares, ou egressos de até dois anos. Os participantes deverão se cadastrar individualmente e o líder de cada escuderia formará sua equipe que poderá competir com apenas uma área temática. O GP se desenvolve no formato de uma corrida de inovação aberta, na qual equipes multidisciplinares denominadas de escuderias, criam, desenvolvem e prototipam (protótipos sujos) soluções inovadoras para desafios reais de indústrias.

A escolha do tema deverá ser no ato da inscrição no GP e a equipe deverá escolher a preferência de qual área temática quer participar entre as cinco disponíveis. O grupo será alocada na temática selecionada mediante disponibilidade de vaga na mesma. A alocação das equipes nas áreas temáticas será feita por ordem de inscrição, ou seja, quanto mais cedo se inscrever naquela área de sua preferência, maior a chance de conseguir a participação.

A analista de Educação da Cebep SENAI-RO, Luana Carine Borges de Souza, “Realizado pelo SENAI Departamento Nacional, trata-se de uma corrida de inovação que desafia equipes multidisciplinares de alunos a gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e criar protótipos para solucionar desafios da indústria. Essa corrida promove a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico”, afirmou.

“A competição faz parte da Semana SENAI de Inovação e culmina com a visualização da prática da inovação em tempo real, demonstrando que com uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais de várias áreas do conhecimento, é possível obter respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados”, explicou a analista.

A coordenação geral é constituída por profissionais do SENAI-DN da Superintendência de Educação Profissional e Superior–SUEPS e por Interlocutores indicados pelos Departamentos Regionais (DRs) do SENAI, como também por profissionais de outras instituições desde que convidados pelo Departamento Nacional. A iniciativa conta com a parceria de empresas convidadas pelo SENAI–DN para serem as proponentes dos desafios a serem trabalhados, assim como, se for o caso, para integrarem a Comissão Avaliadora.