11 de October de 2023 - 11h17

Unidades do DR de Rondônia divulgam programação do Mundo SENAI 2023

Com atividades online nos dias 25, 26 e 27 e presenciais somente no dia 26 de outubro, com exceção da escola de Vilhena que terá atividades presenciais nos dias 26 e 27, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), mais uma vez vai abrir as portas de suas unidades durante do evento Mundo SENAI edição 2023, que acontece simultaneamente em escolas da instituição localizadas nos 26 estados do país e mais o Distrito Federal. Informações sobre a programação e inscrições podem ser feitas acessando o link - Mundo SENAI 2023.

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho lembra que “como nas edições anteriores, as equipes das unidades de Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná, estão a todo vapor e dedicação integral na preparação das oficinas, exposições, minicursos, palestras e visitações que integram as respectivas programações, cujo objetivo é oportunizar para o público as novidades do mercado de trabalho, conhecer um pouco mais do SENAI e descobrir todos os cursos disponíveis para este ano e em 2024”, disse.

A unidade SENAI CEET de Porto Velho vai abrir as atividades (das 8 às 18 horas) com a oficina Montagem e Decoração de Bolos. Também será realizada uma exposição de simuladores de Sinalização e Iluminação e de Motores e Veículos. A equipe fará a apresentação do Sistema Frigorifico e Refrigeração, de "Empresas Fictícias" e ainda apresentação e exposição de empilhadeira.

Ainda como parte da programação para os visitantes, serão apresentados projetos eletrônicos, demonstração da unidade móvel (das 8 ao meio dia), exposição de robótica, na área da confecção as tendências da Moda 2023/2024 e dois minicursos, o primeiro sobre a Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas. O segundo é Desenho 3D (que acontece das 14 às 18 horas).

Na unidade SENAI CETEM de Porto Velho a equipe preparou ações como prestação de serviços pelo SINE Municipal, apresentações com os Kits de Robótica Lego, Braço Robótico, Miniolimpíada do Conhecimento (WorldSkills) na ocupação de Instalações Elétricas Prediais, palestras sobre Eletrônica e Energia Solar, segurança em serviços de distribuição de energia, demonstrações e exposições. As atividades serão realizadas entre oito da manhã e 18 horas.

No SENAI Ariquemes, além da palestra de boas-vindas, a unidade vai apresentar Braço Robótico; trabalhos de conclusão do curso Técnico em Eletromecânica; das peças de Tornearia mecânica e Simuladores de Pá Carregadeira. Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho vão apresentar os programas de acordo com o E-Social e a importância do TST na indústria. Terá também Operação dos Kits de robótica Lego, apresentação das indústrias parceiras com os jovens aprendizes, operação do Drone e impressoras 3D. Como parte da programação a unidade, uma equipe vai apresentar os serviços que o SESI disponibiliza para as empresas e para a comunidade.

Os campos de utilização e operacionalização de Drones. O que é Arduino? Quais aplicações? – Automação. Workshop: Robótica educacional e suas aplicações dentro da indústria. A importância do Técnico em Segurança do Trabalho dentro da indústria - Circuito de utilização EPIS NR35, auricular, são algumas das atividades que a unidade SENAI de Cacoal vai promover nesta edição do Mundo SENAI. E ainda, Oficina de elaboração de currículo / CONTRATE.ME, instalações elétricas residências: a evolução da automação residencial por meio de sensores. Prototipagem 3D, como funciona seu ar condicionado e geladeira? – Refrigeração. Simulador de máquinas pesadas - Construção Civil. Postura no ambiente de trabalho e proatividade. O que é hidrogênio verde? Construção Civil na indústria 4.0, o que é hidrogênio verde? E um café interativo com tour no Mundo SENAI com apresentação de cursos 2024 - Empresas e convidados.

SENAI Vilhena, única unidade com dois dias de programação presencial (26 e 27/10) preparou um cerimonial de abertura, participação especial da Guarnição Bombeiro Mirim e apresentação da banda da Guarda Mirim da Polícia Militar. Tour guiado pelos laboratórios, talk-show Mundo SENAI, Coach Energy, tecnologia para o sucesso pessoal e profissional e ainda mentoria em “tendência da moda”

Vai ter Inglês Kids – Pais e filhos, a era do D!6!T@L !NFLU£NER: Dropshipping, tráfego de vendas digital, marketing digital. Banda Tribus, Inteligência Artificial em todos os lugares, design e negócios, exercitando o Cérebro Kids, apresentação de balé e até desfile de moda.

Já na unidade de SENAI Ji-Paraná, a programação conta com atividades e ações atrativas. Demonstração do Braço Robótico e suas funcionalidades, programação dos Kits de Robótica Lego e suas funcionalidades, impressão de objetos 3D e suas funcionalidades, práticas de Drone, oficina para demonstração da metodologia de controle de qualidade de asfalto e concreto, desenvolvimento de aplicações em realidade virtual e aumentada e programação de Jogos. Práticas de fabricação e manipulação de Alimentos, aferição, massagem, bioimpedância e orientações sobre a saúde física, dentre outros. Orientações e procedimentos da Lei Lucas de Primeiros Socorros, apresentação da Bancada Smart Digital, aplicando o 5S, logística reversa e ainda a palestra: Desvendando o Lean Manufacturing.