IMPRENSA
23 de February de 2024 - 11h46

A- A A+

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI

As unidades do SENAI do Departamento Regional de Rondônia participaram nos dias 21 e 22, da 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Departamento Nacional do SENAI e transmitida online via canal no Youtube. Com palestras, debates, painéis, oficinas e concursos criativos, o encontro também ofereceu subsídios teórico-práticos para o planejamento da docência.

 

“Essa atividade de cunho nacional envolvendo todos os DRs totalizando mais de 500 escolas do SENAI em todo o Brasil”, explicou o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho. “O objetivo é trazer à pauta temas realmente protagonistas, com o pé no futuro para revolucionar a educação. Nossa equipe da CEBEP também marcou presença remotamente”.

 

De acordo com Coelho, o DN convida especialistas para tratar de assuntos relevantes para chacoalhar o mundo da educação e os profissionais da área e alimentar ainda mais os rumos da modernização, das mudanças, de rever as rotinas, e sempre com o objetivo final de que isso resulte em um melhor aprendizado para os estudantes, em uma atualização do perfil profissional dos instrutores, dos gestores e dos pedagogos.

 

Para a gerente da unidade SENAI de Ji-Paraná, Cintia Aparecida a Jornada Pedagógica tem como foco principal, mobilizar nacionalmente todos os professores da educação profissional para que possam refletir, rever, mudar e atualizar muitas das suas práticas.

 

Da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, o instrutor Willian Flávio Batista de Vargas (Fundamentos da Eletricidade) ressaltou sua participação na Oficina 5 - Plantas da Indústria 4.0. “Foi uma experiência enriquecedora. Aprendi mais sobre as diversas funcionalidades e possibilidades que a planta Smart 4.0 Nível II pode oferecer e que em breve estará em operação em nossa unidade de Vilhena. Tenho certeza que o programa SENAI+Digital contribuirá muito com o futuro da mão de obra tecnológica do nosso Estado”, disse.

 

Já a professora Rosalva Alves, ministrante da disciplina Introdução ao Desenvolvimento de Projetos, do curso Técnico em Administração. Disciplina, do SESI-SENAI-IEL de Vilhena, destacou “gostei muito da palestra de abertura com a Viviane Mosé abordando “A Educação para o Trabalho: Um direito de todos”, também participei da “Oficina 14 - Criatividade e Inteligência Artificial”, um tema muito atual e as informações e expertise do Professor Flavio quanto a exploração das tecnologias nas aulas gerando assim maior interesse e desafio para os estudantes e maior sentido para essa geração quanto ao domínio de fato das tecnologias”, comentou.

 

Segundo a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, “os assuntos abordados foram pertinentes e atuais, principalmente sobre as tecnologias e o ser humano. E o que mais chamou a atenção é que na prática, criar ambientes pedagógicos presenciais ou a distância é um componente essencial para que o protagonismo do aluno seja adequadamente desenvolvido, dando ao docente a confiança de que, como mediador, o seu trabalho foi feito com louvor, preparando esse aluno para mercado profissional”.

 

Conforme o gerente do SENAI CETEM de Porto Velho, Cleber Santos, “esse evento anual do DN sempre tem como meta de nos tirar da zona de conforto, fazendo com que os profissionais da educação reflitam, repensem e encontrem novos caminhos a partir dos conhecimentos adquiridos para atuar em meio a essa revolução tecnológica”.

 

Na avaliação do gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Rodolfo Lentz e da coordenadora pedagógica, Rosiani Modolo, a Jornada constitui um espaço dedicado à formação de educadores e ao contínuo aprimoramento dos processos educacionais do SENAI e proporciona momentos de reflexão, debate e atualização sobre temas contemporâneos relacionados à educação, ao mundo do trabalho e às inovações tecnológicas.

 

A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, Juliane Loubach citou os pontos fundamentais do evento. “O DN promove anualmente esse importante debate sobre o papel da educação profissional no contexto de uma sociedade em constante mutação, as tecnologias digitais como promotoras de qualidade e equidade, e ao mesmo tempo fortalecer o uso da Metodologia do SENAI no cotidiano das escolas, entre outros”, finalizou.

 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0