15 de March de 2024 - 11h43

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Realizado pelo Departamento Nacional do SENAI, de 11 a 13 de março, o Workshop de Resultados do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (Saep), contou com a participação de Aline Luciana, coordenadora de educação da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena e Marcela Vieira, da Coordenação de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-RO (Cebep), representando o Departamento Regional de Rondônia.

Durante o encontro, Aline e Marcela apresentaram as boas práticas do SENAI-RO, que em 2023, atingiu o primeiro lugar na avaliação do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (Saep) com a nota 8,7, superando a meta nacional estipulada em 7,6.

De acordo com Aline o resultado é consequência do empenho de todo o corpo de instrutores combinada com a dedicação dos seus alunos. “Mais uma vez o SENAI de Rondônia se destacou e desde 2020, figuramos entre as primeiras colocações na avaliação nacional”, disse.

A coordenadora ressaltou que “as provas do Saep ocorrem duas vezes por ano, são individuais e divididas em avaliações teóricas e práticas. É uma oportunidade de o aluno mostrar o que aprendeu no decorrer do curso. A avaliação não mira apenas o aluno, considera também a administração, as lideranças, as competências gerais, enfim todos quesitos essenciais e relevantes a uma educação profissional de qualidade.

Na análise de Marcela Vieira o Workshop de Resultados foi idealizado para que todos os regionais pudessem não só analisar os resultados que avaliaram os futuros profissionais formados na instituição e como iriam performar na indústria, também propiciou momentos de intercâmbio de boas práticas entre o SENAI de todo o Brasil.

“É fato que é um desafio se manter na primeira colocação, porém estamos preparados para aplicar as melhores estratégias para que a Educação Profissional seja de excelência no SENAI Rondônia. Nossa participação no workshop foram dias de pura imersão em busca de estratégias ainda melhores para potencializar a qualidade da Educação Profissional em nosso DR”, apontou Marcela.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, destacou da participação do DR nesse workshop, cuja importância estratégica é irrefutável. “O Saep é o órgão que elabora, aplica, corrige e analisa os dados dessa avaliação da educação profissional, que tem foco na qualidade, e que agora vai fazer toda uma análise dos últimos três anos da aplicação dessa avaliação e cada DR teve a oportunidade de também fazer críticas e sugestões e apresentar as suas boas práticas”, comentou.

Coelho citou o DR-RO, que nos últimos três anos, tem sido campeão brasileiro entre todos os 27 DRs, tem ficado em primeiro lugar, nesta avaliação da educação profissional, mediante nossos estudantes do ensino técnico. “Neste evento presencial, Aline e Marcela explicaram então todo o aprendizado, os percalços havidos, os aperfeiçoamentos introduzidos, as mudanças que estão vindo, da melhoria contínua, e claro, foi ainda o momento para que os DRs fazerem um forte intercâmbio entre as suas boas práticas, para que todos melhorem, e o objetivo principal dos projetos nacionais, aqueles projetos que o DN pilota para todos os regionais, é na verdade para nivela-los por cima”, pontuou.

Para Coelho o Saep é um programa meritório nacionalmente recebendo crítica positiva, porque ele na verdade não avalia só a qualidade da educação que está sendo entregue aos estudantes e que as empresas estão reconhecendo, como a pesquisa de egresso com 94,5% de aprovação de contratação das empresas. É porque as avaliações são montadas já no modelo de concursos, inclusive. A competência do estudante não está só no conhecimento técnico, está também em dominar a comunicação, os conhecimentos teóricos e práticos. É um grande mérito do DR de Rondônia, que também se diferencia dos demais.

“Foi fundamental a participação dessas profissionais, não apenas para mostrar nossas boas práticas e valorizar o que nós fazemos, mas para colher os frutos do intercâmbio de experiências e conhecimentos”, finalizou Coelho.