23 de May de 2023 - 11h31

Empresários selecionam alunos do curso de panificação da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

O chefe de produção Claiton Neri e o técnico Quermeson Maciel, ambos da empresa Pão da Terra Congelados, estiveram na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, com a missão de realizar levantamento e seleção para o mercado de trabalho de dois alunos da turma de Aprendizagem Básica, prestes a finalizar o curso de Panificação e Confeitaria do SENAI-RO.

O professor da área da panificação do SENAI-RO, Cleiton Guimarães, fez parte da escolha dos alunos. “Durante dois dias os representantes das empresas Pão da Terra e do Meta 21, estiveram na unidade para acompanhar os alunos e selecionaram dois que se destacaram na turma. Eles fizeram a proposta de trabalho e ambos demonstraram interesse e deram início ao processo de contratação.

De acordo com o professor, “este é o objetivo do SENAI, ou seja, qualificar esses jovens e inseri-los no mercado de trabalho. Para mim, é gratificante encontrar um ex-aluno tendo sucesso e destaque no segmento. O nome SENAI tem peso e é um diferencial no currículo, porque a empresa veio na escola para buscar a melhor mão de obra. Isso é também motivador para os demais alunos”, afirmou.

O empresário Rogério Batista Siqueira de Amorim, proprietário da Pão da Terra Congelados - egresso do SENAI, foi aluno olímpico e também instrutor, ressaltou que a experiência foi bem-sucedida e que a visita ao SENAI rendeu excelentes resultados. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, portanto, é cada vez maior a procura por mão de obra qualificada, principalmente formada pelo SENAI”, disse.

Amorim fez questão de comentar que ao visitar a escola SENAI e ver uma turma com tantos jovens aprendendo, se formando, se dedicando à panificação, lhe deu mais incentivo para continuar investindo no segmento da panificação, que para se manter no mercado e ser competitivo, precisa ter profissionais qualificados e competentes.

“Para nos manter no mercado a mão de obra treinada pelo SENAI é fundamental, pois nos dá essa segurança, porque sabemos que a instituição está fazendo o seu papel de formar pessoas, no entanto, é essencial também que as empresas façam a sua parte, ou seja, que busquem os profissionais que estão sendo formados pelo SENAI e invistam”, pontuou Amorim.

Para a gerente da unidade, Fabiana Amaral, receber empreendedores do segmento da panificação e confeitaria com o objetivo de abrir as portas do mercado do trabalho para nossos alunos, é uma iniciativa que merece parabéns. “Estamos à disposição, afinal o SENAI é parceiro das empresas, dos empresários que buscam o que temos de melhor para oferecer no quesito profissionais altamente qualificados para atender suas demandas e fazer diferença no mercado de trabalho”, falou.

Sobre a iniciativa, o presidente do Sindicato das Indústria de Panificação de Rondônia (Sindipan-RO) e vice-presidente de Assuntos Sociais da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), José Balbino Nascimento, declarou que o Rogério sempre foi e continua sendo um empreendedor visionário, sempre defendendo o setor e tendo ótimas iniciativas.

“Nesta visita ao SENAI, ele detectou novos talentos que serão aproveitados pelo mercado, não apenas na sua panificação, como na Meta 21, rede de supermercados para os quais presta serviços. Quem dera mais empresários do setor fizessem o mesmo. Por isso, parabéns para o Rogério pela visão de futuro e para o SENAI pelo brilhante trabalho que realiza em Rondônia há tanto tempo”, finalizou.