Workshop no SENAI de Vilhena sobre Inteligência Artificial reúne industriários e parceiros
Turma do curso técnico de Segurança do Trabalho do SENAI de Ariquemes visita indústria local

A atividade extracurricular, com a participação de alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho, da unidade SENAI de Ariquemes, foi realizada na empresa ERSA Estanho de Rondônia S.A, indústria metalurgia local. A visita técnica, coordenada pelos professores e técnicos de Segurança do Trabalho, Frank Antelo da Silva e Givaldo José Rodrigues, proporcionou conhecimento prático referente às disciplinas ofertadas na aprendizagem.
A visita foi idealizada para fomentar ainda mais o aprendizado e levar aos alunos o conhecimento prático das atividades desenvolvidas em sala de aula nas disciplinas: ciências aplicadas, gestão de auditorias em Saúde e Segurança do Trabalho, assessoria e consultoria em Saúde e Segurança e Meio Ambiente no trabalho, comunicação e informação e rotina de Segurança e Saúde do Trabalho.
De acordo com Antelo e Rodrigues, durante a visita técnica, eles e os alunos foram acompanhados pelo técnico de Segurança do Trabalho da empresa, que falou dos riscos inerentes à atividade, da importância do uso correto de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).
“Depois, seguimos para o local dos fornos de fundição do minério no momento de “Sangria”, etapa na qual o minério em forma liquida é retirado do forno. Em seguida, chegou a vez de conhecer o processo de queima do estanho, o local onde o minério é derretido novamente para ser purificado, e continuar o processo até sua finalidade final”, explicou Antelo.
Após essa etapa, ressaltou o professor Rodrigues, a equipe foi direcionada até o local onde o minério em forma de rocha é moído, separado e segue para o local onde será encaminhado para o forno que será derretido. “Para finalizar a visita, passamos ao setor de filtragem dos gases e vapores que faz o tratamento do ar antes de ser dispensado na atmosfera”, disse.
A gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, afirmou que a atividade prática é de extrema importância para a aprendizagem significativa do aluno, e já desperta os vários campos de atuação do seu trabalho de formação profissional.
Ângela fez questão de parabenizar a iniciativa dos professores Frank Antelo da Silva e Givaldo José Rodrigues, que são profissionais altamente qualificados. “O primeiro também é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia de Combate a Incêndio e Pânico. Já o segundo, atua como técnico em Eletrotécnica e tem graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho. Portanto, os nossos alunos estão em mãos excelentes”, finalizou.
Mais notícias
Encontro no SENAI de Jaru integra responsáveis ao percurso formativo dos estudantes
SENAI de Ji-Paraná realiza encontro com pais para evidenciar o papel da família na formação profissional
SENAI de Cacoal promove vivência prática de Trabalho em Altura com base na NR 35