09 de August de 2022 - 10h59

Programa Eficiência Energética contempla unidade do SESI em Porto Velho

A unidade CAT Albano Franco, que abriga as instalações do colégio SESI Lagoa em Porto Velho, passará por uma reestruturação em equipamentos e fonte de energia. Estas mudanças estão contempladas no Programa Energia Eficiente (PPE) da Energisa, cuja a assinatura para a realização de melhorias ocorreu nesta segunda-feira, 8, na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).

O programa inclui a troca de lâmpadas de todo o complexo, substituição de aparelhos de ar condicionado e a instalação de um gerador fotovoltaico, com 62,79 kWp (quilowatt de potência de pico). Ao todo serão instaladas 697 lâmpadas novas de led, 14 condicionadores de ar e a instalação do parque de energia solar. O serviço será realizado entre os dias 1 de setembro a 3 de outubro deste ano.

O presidente da FIERO Marcelo Thomé, enfatizou que ao aderir a este programa, a instituição deixará de emitir mais de 15 toneladas de CO2 na atmosfera, além de obter uma economia em cerca de 50% no valor da conta de energia. A apresentação das melhorias foi realizada pelo analista de eficiência energética da Energisa, Rerisson Bessa.

Também participaram da reunião, o superintendente do SESI IEL e diretor regional do SENAI, Alex Santiago, o coordenador de Educação básica e profissional do SESEI, SENAI, IEL, Jair Coelho, a gerente do SESI Lagoa, Fabiana Amaral, e Gessica Zanettin, e Herick Harisson Lemos Silva, da Supervisão de Engenharia, Infraestrutura e Logística.

Programa Energia Eficiente

O Energia Eficiente é o programa que reúne todas as iniciativas da empresa nessa área.  Promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica. A energia gerada precisa ser utilizada de maneira adequada, eficiente, minimizando riscos e reduzindo perdas.

Chamada Pública

Durante reunião na FIERO, a Energisa informou que abre nesta quarta-feira, 10, a chamada pública para seleção de projetos para o Programa de Eficiência Energética (PEE). A iniciativa está alinhada com o compromisso de Desenvolvimento Sustentável do Grupo de promover o consumo consciente de energia. A oportunidade está aberta para cliente das distribuidoras do grupo, incluindo Rondônia.

De acordo com o diretor presidente da Energisa, André Theobald, estão disponíveis R$ 31 milhões que poderão ser direcionados a infraestruturas de iluminação pública, organizações sociais, empresas e órgãos do poder público. Deste total, quase R$ 3 milhões serão destinados para projetos no estado. Os projetos podem ser inscritos até o dia 1º de outubro pelo link. Conforme a Energisa, a seleção dos projetos aprovados será anunciada em 12 de dezembro.