Ação Solidária Movida por Alunos do SESI Cacoal Arrecada alimentos para a Casa de Apoio Amor Fraterno
Unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal conquista medalhas na etapa interna do MOBFOG e OBA edição 2022
Durante
a participação das competições da 16ª Edição da Mostra Brasileira de Foguetes
(MOBFOG) e da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os
alunos do Novo Ensino Médio (NEM) do SESI-SENAI-IEL de Cacoal se destacaram ao
garantir medalhas nas duas modalidades.
A primeira fase da competição é apenas interna e os grupos da escola concorrem entre si. Da unidade de Cacoal duas equipes com os respectivos foguetes ultrapassaram a marca mínima de 100 metros. As equipes do SESI-SENAI estão classificadas para a segunda etapa que acontece em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro, onde enfrentarão, com chances de conquistar mais medalhas, grupos do país inteiro totalizando mais de 30 mil participantes.
Duas equipes coordenadas pelo professor a André Junior Madeira, da área de Ciências da Natureza, se sobressaíram ao atingir a distância 172 e 184 metros no lançamento de foguetes. As estudantes Hariany Neumann Coelho, Eloisa dos Santos Candido e Kauany Gabriely Gomes Marreiro, da turma 3ª Série, atingiram 172 metros, conseguindo a medalha de prata na competição.
Os estudantes Isaias Antônio de Moura da Silva, Lucas Ramos de Campos e Gustavo Henrique dos Santos Lima, atingiram a distância de 184 metros, conseguindo a medalha de ouro na competição, sendo esta a equipe selecionada para jornada nacional de lançamento de foguetes.
Professor André lembra que em maio, os alunos realizaram a prova escrita com questões objetivas e dentre aqueles que se inscreveram na olimpíada, ele destaca o aluno Isaias Antônio de Moura da Silva, que conquistou medalha de bronze nos conhecimentos abordados na avaliação.
Os estudantes Isaías, Gustavo e Lucas foram unânimes em afirmar que os resultados superaram as expectativas, mesmo que inicialmente tenham havido alguns obstáculos, mas a equipe superou os desafios e o objetivo é progredir cada vez mais.
Segundo a coordenadora de Educação da unidade, Rosiani Módolo, a participação dos alunos constitui um trabalho diário baseado no desenvolvimento das habilidades previstas para cada série/ano, os professores engajados em um planejamento com objetivos e metas a serem alcançadas por estudante.
“NEM possibilita aos estudantes e docentes buscar o conhecimento sempre fazendo análise das habilidades desenvolvidas, bem como as que ainda precisam avançar. A classificação dos estudantes na Mostra de Foguetes, indica que estamos no caminho certo”, garante a coordenadora.
MOBFOG e OBA
A MOBFOG e o OBA têm por objetivo fomentar o interesse dos estudantes pela astronáutica, física, astronomia, ciências e afins. Promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Mais notícias
SESI de Pimenta Bueno desenvolve atividade sobre pirâmide alimentar
Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama
SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea