IMPRENSA
19 de October de 2022 - 12h23

A- A A+

Unidade SESI-SENAI de Cacoal realiza 1ª Expoanimais e conscientiza alunos da importância da preservação da fauna e flora

“Projeto Animais da Fauna Brasileira” foi o tema da 1ª Expoanimais realizada pela unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, com a participação de alunos das turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental I, sob a orientação das professoras Eliany Carneiro e Ivonete Rodrigues. Como parte da ação a unidade realizou uma exposição em parceria com às famílias e toda a comunidade escolar.

A atividade teve como principal objetivo despertar e fortalecer nos alunos a consciência ecológica de preservação e respeito à natureza. Conscientizar a criança da importância da fauna e da flora, mesmo no ambiente urbano. Ao mesmo tempo estimular a participação da escola, pais e alunos resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais.

Segundo a professora Eliany Carneiro, os alunos conheceram vários animais, apontando para a sua diversidade, locais onde habitam, sua alimentação, seus hábitos e suas peculiaridades relativas a cada espécie.

“Correlacionamos o estudo com desenvolvimento do processo de alfabetização, investimos na mudança e no processo de transformação do pensamento, visando a preservação da natureza. Com isso, cada aluno se identificou como integrante na formação do meio ambiente ao desenvolver valores e atitudes de respeito à natureza”, explicou Eliany.

A professora Ivonete Rodrigues defendeu que o envolvimento da escola com o tema ambiental gera a necessidade do conhecimento e informação para desenvolver um trabalho adequado com as crianças.

O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade, a fauna e a flora nativas são pouco conhecidas pela população local. Existem animais presentes nas regiões brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas. Por essa problemática, esse projeto foi desenvolvido com o intuito de estimular o interesse e cuidado dos nossos alunos com a fauna brasileira”, disse Ivonete.

Conforme a coordenadora pedagógica Rosiani Módolo a criança é envolvida no aprendizado através da motivação, o papel do professor de mediar a aprendizagem se resume em proporcionar aos estudantes momentos que eles possam vivenciar na prática os conteúdos desenvolvidos na sala de aula.

De acordo com a gerente da unidade, Jocilene Ribeiro Andrade, a exposição foi um sucesso e superou as expectativas. “Os estudantes realizaram atividades do livro, produziram artesanalmente espécies da fauna brasileira. Na oportunidade, trabalhamos também a leitura e interpretação de texto, pesquisa da ficha técnica dos animais e compreensão da palavra extinção. A equipe de docente trabalhou com afinco para desenvolvimento do projeto envolvendo as famílias e estudantes, que participaram ativamente desta importante iniciativa”.

Daiane Ebert Pereira, mãe da estudante Antônia Beatriz Ebert Ferreira, parabenizou o SESI e os professores pela iniciativa. “As crianças amaram. Desde a confecção dos animais até a apresentação. Obrigada por incentivar nossos filhos sobre a importância dos animais e a preservação do meio ambiente”.

Geandro Gabriel, pai do aluno Antônio Lessa Gabriel, expressou sua satisfação e da esposa que juntamente com o filho confeccionaram uma sucuri, como parte das atividades. “Observamos a empolgação dele com o projeto e a sua alegria em apresentar o trabalho à professora. A exposição foi incrível, ver todas as crianças participando, cada uma com seu animal confeccionado com material reciclável. Parabéns as professoras pela iniciativa”, comentou.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária