Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Unidade SESI-SENAI de Cacoal realiza 1ª Expoanimais e conscientiza alunos da importância da preservação da fauna e flora
“Projeto
Animais da Fauna Brasileira” foi o tema da 1ª Expoanimais realizada pela
unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, com a participação de alunos das turmas do
primeiro ano do Ensino Fundamental I, sob a orientação das professoras Eliany Carneiro e Ivonete Rodrigues. Como parte da
ação a unidade realizou uma exposição em parceria com às famílias e toda
a comunidade escolar.
A atividade teve como principal objetivo despertar e fortalecer nos alunos a consciência ecológica de preservação e respeito à natureza. Conscientizar a criança da importância da fauna e da flora, mesmo no ambiente urbano. Ao mesmo tempo estimular a participação da escola, pais e alunos resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais.
Segundo a professora Eliany Carneiro, os alunos conheceram vários animais, apontando para a sua diversidade, locais onde habitam, sua alimentação, seus hábitos e suas peculiaridades relativas a cada espécie.
“Correlacionamos o estudo com desenvolvimento do processo de alfabetização, investimos na mudança e no processo de transformação do pensamento, visando a preservação da natureza. Com isso, cada aluno se identificou como integrante na formação do meio ambiente ao desenvolver valores e atitudes de respeito à natureza”, explicou Eliany.
A professora Ivonete Rodrigues defendeu que o envolvimento da escola com o tema ambiental gera a necessidade do conhecimento e informação para desenvolver um trabalho adequado com as crianças.
“O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade, a fauna e a flora nativas são pouco conhecidas pela população local. Existem animais presentes nas regiões brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas. Por essa problemática, esse projeto foi desenvolvido com o intuito de estimular o interesse e cuidado dos nossos alunos com a fauna brasileira”, disse Ivonete.
Conforme a coordenadora pedagógica Rosiani Módolo a criança é envolvida no aprendizado através da motivação, o papel do professor de mediar a aprendizagem se resume em proporcionar aos estudantes momentos que eles possam vivenciar na prática os conteúdos desenvolvidos na sala de aula.
De acordo com a gerente da unidade, Jocilene Ribeiro Andrade, a exposição foi um sucesso e superou as expectativas. “Os estudantes realizaram atividades do livro, produziram artesanalmente espécies da fauna brasileira. Na oportunidade, trabalhamos também a leitura e interpretação de texto, pesquisa da ficha técnica dos animais e compreensão da palavra extinção. A equipe de docente trabalhou com afinco para desenvolvimento do projeto envolvendo as famílias e estudantes, que participaram ativamente desta importante iniciativa”.
Daiane Ebert Pereira, mãe da estudante Antônia Beatriz Ebert Ferreira, parabenizou o SESI e os professores pela iniciativa. “As crianças amaram. Desde a confecção dos animais até a apresentação. Obrigada por incentivar nossos filhos sobre a importância dos animais e a preservação do meio ambiente”.
Geandro Gabriel, pai do aluno Antônio Lessa Gabriel, expressou sua satisfação e da esposa que juntamente com o filho confeccionaram uma sucuri, como parte das atividades. “Observamos a empolgação dele com o projeto e a sua alegria em apresentar o trabalho à professora. A exposição foi incrível, ver todas as crianças participando, cada uma com seu animal confeccionado com material reciclável. Parabéns as professoras pela iniciativa”, comentou.
Mais notícias
Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno
SESI de Vilhena promove mais uma edição do Acampadentro
Judô do SESI de Porto Velho promove cerimônia de troca de faixas