IMPRENSA
27 de October de 2022 - 12h13

A- A A+

Unidade SESI Lagoa realiza solenidade de entrega de prêmios de Concurso Cultural

Na manhã desta quarta-feira, 25, a comunidade estudantil da unidade SESI-SENAI Lagoa, em Porto Velho, conheceu os alunos premiados no Concurso Cultural com o tema "Cooperar para Transformar", realizado pelo Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob). Os alunos que se destacaram, foram presenteados com um kit composto por mochila e materiais escolares, além de serem prestigiados pelos colegas e familiares que compareceram à cerimônia.

 

O concurso conta com etapas local, regional e nacional. Nesta edição foram avaliadas produções nas categorias desenhos (3ºano), crônicas (5º), poemas (7º) e tira em quadrinhos (9º), com base no tema proposto. Ao todo, participaram mais 230 alunos da unidade SESI de Porto Velho e 40 estudantes, do 3º e 5º ano, da unidade de Nova Mutum.

Na seleção local, três finalistas de cada categoria foram premiados com um kit escolar. Na regional, um ganhador de cada categoria receberá um tablet e o professor R$ 1 mil. E na nacional, um vencedor de cada categoria ganha um notebook, o professor ganha um curso de até R$ 3 mil em instituição juridicamente legalizada, e a escola fatura um Datashow e uma caixa de som. A seletiva regional acontece em novembro, já a etapa nacional está marcada para dezembro.

Na categoria Desenho (3o Ano) foram premiados os alunos do SESI Lagoa, Maria Clara Gomes, Rhian Torquato Fagundes e Milena Gabriela Rocha de Souza. Na categoria Crônica (5º Ano), os ganhadores foram os estudantes Arthur Vizalli, Vitor Eduardo e Helena Peter Paulo. Já na Categoria Poema (7º Ano) os alunos Kettley Kauany e João Lucas foram os selecionados. Na categoria Quadrinhos (9º Ano), Giulia Cioffi, Sarah Letícia Cantanhêde e Arthur Gabriel Celírio foram contemplados. 

 

De acordo com a gerente da unidade, Fabiana Amaral, os professores de arte, ética e produção de texto trabalharam a temática e orientaram as produções realizadas pelos estudantes na escola. "Ao final, todo o material produzido foi encaminhado para a Comissão julgadora do Sicoob para que indicassem três destaques de cada categoria".

 

No ponto de vista da coordenadora pedagógica da unidade SESI Lagoa, Juliane Loubach, “o projeto é importante para os alunos, pois propiciou que cada um trabalhasse a linguagem verbal e não verbal. Vimos o engajamento e a criatividade das turmas participantes. A iniciativa movimentou a escola de maneira positiva, pois eles tiveram a oportunidade de desenvolver ideias criativas focados no cooperar para transformar, que é um tema de relevância social”.

 

A coordenadora pedagógica da unidade SESI Nova Mutum, Ana Paula comentou que “o Concurso Cultural aguçou a criatividade envolvendo os alunos em questões ambientais agregando valores para vida. Um futuro mais consciente ao nosso planeta. As sementes foram plantadas e regadas para florir um mundo melhor", disse.

 

Cooperar para transformar

Um dos princípios do Cooperativismo - Interesse pela Comunidade - está voltado para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Ele está diretamente associado à responsabilidade socioambiental e se realiza quando as cooperativas promovem o desenvolvimento integral de todos e do ambiente. Faz sentido então que o interesse pela comunidade nos desafie a, pela cooperação, transformar atitudes predadoras do meio ambiente em práticas sustentáveis.

 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão