IMPRENSA
18 de November de 2022 - 11h44

A- A A+

Torneio Interno de Robótica reúne alunos, professores e comunidade na unidade SESI-SENAI-IEL Cacoal

A última semana foi agitada na unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal com a realização de vários eventos, entre eles, o Torneio Interno de Robótica, tendo como participantes alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. O torneio objetiva fortalecer a criatividade, raciocínio lógico, a busca de informação inspirando os alunos a descobrir habilidades em diversas áreas do conhecimento.

 O evento foi apadrinhado pelos professores Jonis Correa (Biologia e Oficinas tecnológicas) e Kamilla Teixeira (Matemática e Oficinas tecnológicas) que ao longo de três meses organizaram e incentivaram os alunos a participarem com empenho e dedicação. Além dos estudantes, o evento contou com a presença de professores e convidados.

 Professor Jonis explicou que na etapa de pesquisa foram desenvolvidos projetos contemplando o tema: Cargas conectadas. Os alunos pesquisaram soluções tecnológicas para o transporte de cargas, utilizando fontes renováveis de energia. Para o desafio da mesa foi escolhida as missões da temporada Tema Cargo Connect.

 Já a professora Kamilla ressaltou que por meio de experiências criativas os educandos foram desafiados a investigar problemas e buscar soluções, bem como programar robôs autônomos mediante a tecnologia para cumprir as missões da mesa.

De acordo com a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Jocilene Ribeiro Andrade, “no dia do torneio, os nossos estudantes, após um período em ritmo acelerado de treinamento superando obstáculos e vencendo desafios, se desafiaram em uma grande disputa de robôs, aprenderam e interagiram com seus pares e professores para encontrar soluções criativas para os problemas apresentados a eles e com muita emoção, aventura, diversão, cooperação e acima de tudo muito aprendizado realizaram com maestria o torneio”, finalizou.

Jocilene destacou a participação especial do ex-professor da unidade, Carlos Alexandre, que atuou como juiz da mesa de desafios. “A partir de sua vivência com as temporadas anteriores da FLL, ele compartilhou suas experiências, desta maneira inspirando os alunos a buscarem cada vez mais conhecimentos na área da Robótica. Importante ressaltar que com entusiasmo e energia, os alunos desenvolveram o projeto e praticaram Core Valeus: amizade, parceria, troca de informação, trabalho em equipe, alegria, companheirismo e cooperação”, comentou a gerente.

“As oficinas tecnológicas transpõem o maior dos desafios do processo de Ensino Aprendizagem que é engajar e envolver os alunos de forma efetiva no desenvolvimento das aulas e em todas as etapas do Torneio de Robótica. Para quem sonha a educação como processo de aprendizagem a Robótica é Fascinante para toda Comunidade Escolar” afirmou a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo.

A estudante Larissa Módolo Brito, da 3ª série do Ensino Médio comentou que o SESI proporcionou mais um excelente evento de robótica. A jovem falou ainda que foram dias de treinos com o robô, montagem, torcida e estudos com a pesquisa. Diante disso, podemos dizer que foi um evento com grandes experiências, entretenimento e união entre cada equipe”, disse.

“O torneio de robótica é um evento tradicional do SESI, e por estar no último ano é a última vez que participo. “Foi muito bom, mais uma vez, aquecer o espírito de cooperação em grupo e a interação com os demais, competir com outras equipes da escola e desenvolver a criatividade durante a pesquisa, a animação da torcida, disse a estudante Márcia Santana, do 9º ano.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva