IMPRENSA
19 de April de 2023 - 12h31

A- A A+

Palestra sobre uso consciente da água movimenta alunos do Ensino Fundamental da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa


Ministrada pelos proprietários da empresa Time Water Consultoria, a palestra realizada nesta terça-feira, 18, na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, teve como público alvo alunos dos sextos anos A e B do Ensino Fundamental, que aprenderam sobre a importância do uso inteligente da água, como ela chega às residências, se é potável e livre de contaminantes e segura para consumo humano, seja para ingestão, preparação e produção de alimentos ou higiene pessoal, dentre outros temas relacionados.

Durante a apresentação feita pelos biólogos e químicos Oseas Rodrigues dos Santos e Tatiany Rodrigues, criadores da startup de tratamento de água -Time Water, os jovens visualizaram águas contaminadas e seus microrganismos, que afetam a saúde humana. Foram feitas demonstrações com experiências práticas, como se faz uma purificação, utilizando biotecnologia importada de Israel, USA e Japão.

De acordo com a pedagoga Flávia Cristina Fidelis, “a água tem múltiplas funções em nossas vidas, dentre elas, destacam-se a hidratação, a produção de alimentos, a geração de energia, o transporte e a preservação da saúde pública. Além disso, a água é um recurso vital para a manutenção dos ecossistemas, garantindo a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental. Por isso, o SESI trabalha e pensa nessas questões essenciais para o aprendizado dos nossos alunos”, disse.

De acordo com a gerente da unidade, Fabiana Amaral ressaltou que a palestra foi uma cortesia concedida pela Time Water, cujos proprietários são pais de alunos. “Os profissionais abordaram várias questões relacionadas ao uso correto da água e até ressaltaram a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Mas, no nosso ponto de vista, independentemente de datas, essa é uma questão que precisa ser trabalhada a todo momento, pois está relacionada à preservação do meio ambiente”, comentou.

Para a coordenadora de Educação Juliane Loubach “a palestra foi relevante para os nossos alunos, visto que foram apresentados os testes da qualidade da água, dados estatísticos sobre saneamento básico na cidade de Porto Velho e sensibilizou os alunos sobre os cuidados com a água. Essas atividades enriquecem o conhecimento dos estudantes, pois atrelam conteúdos estudados no dia a dia e capacita os alunos a serem multiplicadores de boas práticas”, afirmou.

Fabiana finalizou agradecendo ao casal Oseas e Tatiany – pais da aluna Isabele Shopia Rodrigues, sexto ano B – pela disposição em realizar a apresentação na escola. “Foi ao mesmo tempo educativo e informativo, não apenas para os nossos alunos, mas para os professores e os demais envolvidos nesta atividade que movimentou nossos jovens sempre sedentos de conhecimento e que têm no SESI uma escola preocupada em saciar essa sede de aprender, se desenvolver e crescer para se tornar um cidadão consciente e participativo, preocupado com a sociedade, a família e o meio ambiente”, pontuou. 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável