IMPRENSA
28 de April de 2023 - 08h20

A- A A+

SESI-SENAI-IEL de Rondônia celebra a importância dos livros e homenageia Monteiro Lobato

A biblioteca da unidade SESI-SENAI-IEL Cacoal foi o palco escolhido para a realização de um evento comemorativo do Dia do Livro e homenagem ao escritor Monteiro Lobato, criador do Sitio do Pica Pau Amarelo, clássico da literatura infantil. A celebração contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental, professores, equipe da biblioteca e convidados, entre eles, alguns pais e colaboradores da unidade.

 

As crianças aprenderam que, o escritor Monteiro Lobato revolucionou ao criar e apresentar à época, novos cenários e personagens para o público infantil, que foi introduzido no mundo da viagem literária de uma forma bem simples e ao mesmo tempo lúdica, ou seja, da maneira mais adequada/propícia para o processo de aquisição da aprendizagem e inserindo as crianças, desde cedo, no mundo da linguagem e da cultura.

 

A aluna Gabriela, 2º Ano A, comentou que “a leitura dá muita criatividade, a gente viaja no mundo dela, e é divertido, muito bom para a mente, há muitas histórias legais”, disse. Para o Vinicius, do 2º Ano B falou que “a leitura é muito importante porque deixa a gente com mais criatividade e também deixa a gente mais inteligente, viajado na leitura”.

 

Já a Aniela, do 3º A, ressaltou que “a criança pode aprender muitas coisas e até outras línguas”. No ponto de vista do Arthur Reis, do 3º A, o Dia do Livro é importante para aprender e viajar no mundo da leitura. O jovem Nicolas, do 4º A foi taxativo ao defender que “a leitura de livros infantis é muito boa para as crianças dando mais criatividade e inteligência”.

 

Segundo a aluna Ágatha, do 4º ano A, “ler é uma forma de se expressar e de imaginar lugares que nunca chegaríamos, só através da criatividade. Ler melhora nossa escrita, nos dá inteligência e é divertido, nos dá emoções, por isso que é importante ler, assim, brincamos com a imaginação. Ler é viajar sem se mover, por isso que é importante ler muito”, finalizou.

 

A coordenadora de Educação, Rosiani Módolo ressaltou a importância de se celebrar o livro todos os dias com o objetivo de incentivar a leitura, homenagear autores. “Ao incentivar e proporcionar momentos de leitura a uma criança, maiores serão suas chances de se integrar com o meio em que vive. Acreditamos que a prática da leitura é necessária, pois contribui no processo de educação e amplia a visão de mundo das crianças.

 

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e ainda, o leitor melhora a sua escrita”, afirmou o gerente da unidade Rodolfo Lentz. “É essencial não esquecermos que, por intermédio da leitura, a criança é transportada para uma realidade diferente e rico em cultura, em conhecimentos, aprendizagem significativa e também de descobertas”, pontuou.

 

Conforme a gerente Fabiana Amaral, a unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, em comemoração ao Dia do Livro, recebeu a escritora Monize Adriana Buzo Velho, que realizou contação de história para os alunos, utilizando obras de sua autoria intituladas “Será que era o boto? e “Em noite de lua cheia”, ambos publicados pela LedriPrint e com ilustrações de Ana Falcão. A primeira é uma obra exclusivamente sobre Porto Velho e a segunda, elenca peixes, rios e lendas da região. 


A coordenadora de Educação, Juliane Loubach destacou que “as atividades trouxeram a oportunidade de relembrar aos nossos alunos a importância da leitura e proporcionar a eles momentos de interação com diversos títulos e autores, estimulando o hábito da leitura”, disse.

 

De acordo com a pedagoga responsável pelo segmento do Fundamental l, das turmas do 1º ao 5º ano, Vanessa Pereira de Sousa, “foi uma experiência dinâmica para as crianças, pois não ficaram apenas como ouvintes, mas participaram das histórias, contadas pela Monize. Foi um momento lúdico e divertido. A leitura é uma forma de criar laços significativos com fontes inesgotáveis de possibilidades, para as crianças uma atividade prazerosa, uma forma de brincar com as palavras, proporcionando uma fonte de imaginação que a transporta para mundos diferentes”, disse.

 

A unidade SESI de Nova Mutum também não deixou a data passar em branco e promoveu atividades com a participação de alunos e professores. A pedagoga Ana Paula ressaltou que a ação foi promovida às turmas do infantil e fundamental I. “Foi realizado o Varal de Histórias pela docente Ana Cleia Diogenes, do 2º ano.

 

Houve ainda um Piquenique Literário com uma deliciosa leitura com a docente Irinilde do Carmo, do 4o ano. Já a turma do 3º ano teve a Leituflix, com docente Rosicleide Ramos que foi só sucesso e ainda, Histórias Divertidas apresentada pela professora Flavia Dias, da turma do 5º ano. 

 

Ana Paula lembrou que este dia foi criado para estimular as pessoas, principalmente os jovens, a conhecerem os prazeres da leitura e reconhecerem a contribuição que as obras literárias e seus autores tiveram, e ainda têm, ao longo da história. “O livro é fundamental para a sociedade e para educação, pois ele sempre foi o principal meio para transmitir e adquirir conhecimento”, finalizou.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária