03 de May de 2023 - 12h06

Alunos do SESI-SENAI-IEL Lagoa participam de atividade “Bate-papo com as profissões”

“Bate-papo com as profissões” foi o tema de atividade realizada na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, tendo como público alvo alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I. A ação contou com o envolvimento das professoras Gesianny Carvalho, Edna Monteiro, Ana Paula Gonçalves, Priscila Freitas e Ivonete Scheffmacher.

Atendendo convite da escola, o evento teve a participação dos apicultores Regina Ferreira e Wilson Veras, dos policiais Sérgio Roberto Bezerra e Eduardo Andrade, da professora Liliana Borges e do profissional de Educação física, Luciano Manuel da Silva Claudino. A iniciativa dos docentes teve o objetivo de os estudantes conhecerem diferentes profissões, suas funções, seu papel e relevância social. Nas apresentações, os alunos conheceram as características e funções de algumas profissões e compreenderam a valorização de cada um, e o seu papel social.

Regina e Wilson destacaram que o apicultor – cujo dia é comemorado em 22 de maio - atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby. A apicultura é uma das atividades agropecuárias que podem ser caracterizadas como sendo ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, ou seja, contemplam os três pilares da produção sustentável.

Conforme os policiais Bezerra e Andrade, a Constituição Federal Brasileira, ao tratar da segurança pública, estabelece que a função das polícias é preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares e polícias penais federal, estaduais e distrital”, falaram.

A professora Liliana Borges explicou que o professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga ensinar o conteúdo de estudo da melhor forma possível ao aluno. O professor tem uma missão muito importante: a de ensinar. “Cabe a este profissional a capacitação de aprendizado de crianças, jovens e adultos. Além de passar o conhecimento da matéria, o professor tem como tarefa avaliar os alunos por meio das correções de provas ou exercícios, e criar novos conteúdos”, falou.

Já Luciano Manuel ressaltou que o papel do profissional de educação física é: promover a saúde como um todo, focando na atividade física como um dos meios para isso. Esse profissional tem formação superior na área de saúde, com destaque especial em anatomia, funções motoras e, fisiologia dos exercícios.

Falou também do papel do professor de Educação Física na escola. “Como uma visão geral, o trabalho desse profissional consiste em orientar e promover a prática de esportes e exercícios físicos em públicos variados, tanto como recreação e estilo de vida, quanto em momentos de recuperação, deficiências e cuidados específicos”, pontuou.

De acordo com a professora Gesianny Carvalho, “os profissionais descreveram como é sua profissão no dia a dia, as dificuldades, objetivos, pontos positivos e negativos, e a importância de estudar para exercer qualquer profissão, destacando que todas são importantes”, disse.

As docentes responsáveis pela atividade foram unânimes a afirmar que “é fundamental trabalharmos a valorização de todos os profissionais, para que possamos conscientizar os alunos o quão importante é nos dedicarmos e nos prepararmos para o futuro. Os alunos receberam cada profissional com muito entusiasmo e curiosidades sobre a temática”, afirmaram.

Para a gerente da unidade, Fabiana Amaral, a iniciativa das professoras de apresentar as profissões movimentou o pensamento e as reflexões das crianças. “Parabéns às nossas docentes por trazerem ao ambiente escolar o tema focado nas profissões, e melhor ainda, apresentadas por pessoas que atuam nas atividades citadas no dia a dia. Para nós, esse tipo de projeto é um diferencial, porque oportuniza aos alunos o contato com a realidade dos profissionais, as respectivas características, a importância de cada um na sociedade. Em nome do SESI, agradecemos a todos que aceitaram o convite para conversar com nossos jovens estudantes”, finalizou.