IMPRENSA
14 de September de 2023 - 10h28

A- A A+

Cooperativa Mirim movimenta alunos da unidade SESI de Pimenta Bueno rumo ao empreendedorismo

Em mais uma iniciativa educacional com o objetivo de preparar os alunos para o futuro, a unidade SESI de Pimenta Bueno, promove atividades que vão além das salas de aula, dentre elas, a Cooperativa Mirim, um programa, cujo objetivo é ensinar aos discentes sobre empreendedorismo, responsabilidade social e trabalho em equipe desde cedo. Com essa abordagem inovadora, o SESI prepara os jovens não apenas para o sucesso acadêmico, mas para os desafios do mundo real.


Os futuros cooperados, com idade entre 10 e 14 anos, participam do desenvolvimento do programa está sob a orientação da professora Gisele Stadi e suas auxiliares Helen Nasquez e Laura Lucio. Os professores orientadores receberam capacitação e tem como apoiador o Instituto Sicoob.


Segundo Giseli, o programa visa incentivar crianças e adolescentes ao cooperativismo. “Tem finalidade educacional usando uma metodologia transversal e multidisciplinar desenvolvendo competências, hábitos e atitudes nos participantes fazendo com que os mesmos obtenham responsabilidades sociais dentro e fora da escola”, explicou.


O programa conta com um material didático próprio tanto para os orientadores como para os alunos de acordo com a idade e tem amparo legal no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo.


Os encontros iniciaram dia 18 de agosto de 2023 e estão sendo feitos todas as sextas-feiras, 16 horas, na unidade. Até o momento são 30 possíveis cooperados estudando para desenvolver seu primeiro objeto de aprendizagem. Além do SESI com os seus colaboradores e da Cooperativa Sicoob Credip, os pais também são incentivadores da iniciativa.


“A Cooperativa Mirim na nossa escola é uma iniciativa louvável”, afirmou a coordenadora pedagógica, Renata Gaede, “por promover o desenvolvimento integral dos alunos. Preparando-os para o futuro mediante o empreendedorismo, desta maneira, o SESI está investindo no crescimento e sucesso de suas mentes jovens. Essa abordagem educacional inovadora é um exemplo inspirador de como a educação pode ir além das salas de aula e moldar os líderes do amanhã”, disse.


Para o gerente da Unidade Diógenes Pierre, uma das características marcantes da Cooperativa Mirim é a sua ênfase na responsabilidade social. “Os jovens empreendedores são incentivados a pensar não apenas em seus próprios lucros, mas em como podem contribuir para a comunidade. Isso promove um senso de cidadania e empatia desde cedo, preparando os alunos para se tornarem líderes conscientes e responsáveis no futuro”, pontuou.


 

 


Mais notícias

Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO

Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno

SESI de Vilhena promove mais uma edição do Acampadentro

Judô do SESI de Porto Velho promove cerimônia de troca de faixas