IMPRENSA
31 de January de 2024 - 11h47

A- A A+

Colaboradores SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná participam de rodada de conversa

Como parte das ações da campanha “Janeiro Branco”, a unidade do SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná realizou uma rodada de conversa com o tema “Gratidão e parceria”, que contou com a participação da diretora de saúde do trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná e psicóloga Caroline Alexandre de Souza Bortolotti, tendo como público alvo profissionais do SESI Saúde e da escola SENAI.

 

A ação, que teve como público alvo colaboradores da unidade, de acordo com a gerente Cintia Aparecida, constitui mais uma iniciativa de sua gestão. “Mensalmente convidamos um profissional de determinada área para ministrar palestra para os funcionários. A minha ideia como gestora é contribuir de uma forma positiva com a nossa equipe com o intuito de que levem todas as dicas dos profissionais para a sua vida, seja profissional ou social”, disse.

 

Ainda conforme a gerente, “o mês de janeiro foi escolhido porque é um período de reflexão e planejamento para o novo ano, e o branco representa a ideia de uma folha em branco, onde podemos escrever nossos sonhos, desejos e metas. Ao aprendermos a lidar com as emoções, as próprias e dos colegas, fica mais fácil ter uma comunicação mais assertiva, desenvolver a autoconfiança e outros benefícios”, explicou.

 

“Sabemos que o foco é a saúde mental, mas existem outros assuntos dentro desse universo que você pode abordar, como: Inteligência emocional; felicidade e propósito no trabalho; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sinais de alerta sobre a saúde mental”, afirmou Cintia.

 

A psicóloga Caroline Bortolotti destacou a importância do tema gratidão e parceria e que o seu trabalho teve como objetivo principal o fortalecimento emocional da equipe tanto em grupo como no individual. “Tivemos um bate papo descontraído com a participação de todos. No total elaboramos 12 perguntas que foram sendo feitas por sorteio, por exemplo, indagações referentes aos momentos difíceis que foram superados, valorização pessoal e profissional, dentre outras”.

 

Para a Caroline a iniciativa é de fundamental importância, não apenas para os colaboradores, mas para a escola e a indústria, pois esta ação visa promover a saúde e o bem-estar da equipe, que se sente mais acolhida e segura no seu ambiente de trabalho.

 

No ponto de vista da profissional, cada um absorve o conteúdo trabalhado à sua maneira, levando-o a refletir e trabalhar os assuntos propostos. “A campanha é uma forma de construir, fortalecer e disseminar a cultura da saúde mental e emocional. O bem-estar emocional e a qualidade emocional de vida são preciosas em todas as fases da vida, do nascer ao envelhecer. Quem cuida da mente, cuida da vida”, alertou.

 

O colaborador Ires Cardoso parabenizou a gerência pela iniciativa. “Achei muito importante, pois assim como precisamos cuidar da saúde física, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Muito boa a abordagem aplicada pela Caroline, mediante dinâmicas. Interessante a fala dela, quando disse que o psicólogo não é apenas amigo seu, mais sim, um profissional que está apto a nos ajudar a ter qualidade vida melhor”, finalizou.

 

Sobre o “Janeiro Branco”

 

Criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, a campanha “Janeiro Branco” acontece desde 2014 para estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. O mês de janeiro foi escolhido por ser símbolo de recomeços, um período quando normalmente as pessoas param e refletem sobre suas vidas e fazem planos para o ano. A cor branca também foi escolhida por simbolizar o recomeço, pois em uma tela em branco podemos pintar, desenhar e escrever o que quisermos.

 

 

 

 


Mais notícias

Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO

Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno

SESI de Vilhena promove mais uma edição do Acampadentro

Judô do SESI de Porto Velho promove cerimônia de troca de faixas