IMPRENSA
09 de April de 2024 - 12h18

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Alunos com necessidades educacionais especiais é tema de encontro no SESI-SENAI-IEL Lagoa

Com o tema: Família e Escola – Quebrando Barreiras, a equipe pedagógica da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, recebeu pais e responsáveis para o primeiro encontro tendo como foco alunos com necessidades educacionais especiais.

O evento contou com a participação da pedagoga, psicopedagoga pós-graduada em Neuropsicologia Lucélia Inácio Santos, da fonoaudióloga Aline Cristina Sobreira e da psicóloga Natália Mendes Santana.

Durante o encontro, as profissionais abordaram o papel da escola na educação dos alunos, bem como as ações propostas para esse ano como: troca de experiências entre familiares, acolhimento e ajuda mutua.

O trio também abordou a responsabilidade e necessidade desses alunos serem acompanhados por profissionais ligados à área de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, terapeuta ocupacional, aulas de reforço entre outros, de acordo com cada patologia.

Lucélia Santos, em sua participação, expôs que “esse momento com os responsáveis, é para sanar dúvidas acerca das funções da escola, que é, ensinar e promover encontros como esse, de capacitação, palestras com pais, professores e comunidade escolar, bem como é dever dos responsáveis que seja trabalhado em casa a disciplina, valores, limite, respeito e compromisso com tarefas.

A coordenadora de Educação Vanessa Sousa comentou que a escola está empenhada em realizar ações diversas, com o intuito de melhorar o processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como garantir a convivência dos alunos no coletivo.

As pedagogas Alanna Couto, Heleny Nunes e Sussileide Morais destacaram as dinâmicas realizadas com o objetivo de descontrair. Também ressaltaram a metodologia utilizada, por exemplo, a exposição de slides, preenchimento de ficha de anamnese, e início da construção do PEI (Plano de Estudo Individual) com a ajuda dos responsáveis.

“Enfim, foram trabalhados tanto o papel da escola, quanto as atribuições dos responsáveis no avanço educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais” acrescentaram Alanna e Heleny.

Sussileide explicou que a ficha de anamnese é uma entrevista com os pais ou responsáveis pela criança/adolescente, onde são resgatados, principalmente, os dados da gestação, nascimento, desenvolvimento motor, linguagem oral, vida escolar entre outras informações importantes que auxiliarão o profissional no processo de avaliação.

A gerente Juliane Loubach reforçou que “as ações voltadas aos alunos com necessidades educacionais especiais, vem sendo foco de estudos por parte da equipe pedagógica, para que possamos melhorar a cada dia, o atendimento aos nossos educandos”, afirmou.

 


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