18 de October de 2023 - 12h17

Pesquisa aponta, 94 por cento de todos que fazem cursos profissionalizantes entram no mercado de trabalho

Realizada trienalmente, a mais recente pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta que 94% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI de Rondônia estão ativos no mercado de trabalho. Capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa tem o objetivo de acompanhar e estudar ações para a empregabilidade dos ex-alunos dos cursos do SENAI.

De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a instituição tem o viés de só montar programas de quaisquer modalidades: qualificação profissional, técnico, aperfeiçoamento ou iniciação, absolutamente sintonizados com o mercado pesquisado entre as indústrias. “Nós do SENAI de Rondônia temos essa sintonia cada vez mais afinada com esse objetivo da pesquisa que é realmente lançar programas com os olhos bem abertos para essas questões das demandas industriais. Isso tem feito com que o nosso DR obtenha resultados expressivos quanto à empregabilidade de egressos”, afirmou.

“A última pesquisa lançada mostra que nossos alunos do curso técnico estão com uma empregabilidade de mais de 94% e nossos cursos de qualificação profissional estão com uma empregabilidade acima de 85%”, comemorou Coelho. “Isso é extraordinário e mostra que estamos num caminho assertivo e todos os entes que demandam os programas do SENAI, sociedade ou indústria, tem encontrado programas que estão realmente sintonizados com as demandas industriais, com o mercado e, portanto, ao fazer um curso aqui, a empregabilidade é quase 100%”.

Conforme o gerente, as diretrizes de programação e criação de cursos seguem também os resultados dessa pesquisa. “Esses programas não são feitos de gabinete. Há muitas décadas já acontece, os programas são montados com a participação de empresários, da academia, dos profissionais do SENAI, dos sindicatos e outros órgãos, formadores de opinião e também sintonizados com a questão voltada para o mercado e suas demandas.

“Um aluno que faz um curso no SENAI Rondônia, seja de qualificação profissional ou técnico, ele está adquirindo um perfil de saída igualzinho ao aluno que faz um curso em São Paulo ou em qualquer uma outra unidade federativa”, pontuou Coelho. “Essa pesquisa é fundamental, porque confirma a qualidade da educação que o SENAI-RO entrega em todas as modalidades, como os programas técnicos e os de qualificação. O nosso DR, cada vez mais se destaca entre os principais DRs, a partir dos melhores resultados no Indicador de Empregabilidade dos cursos em todas as modalidades. Isso significa que todos os cursos ofertados em Rondônia estão com perfil de saída conforme às demandas que as indústrias locais estão precisando”.

Conforme o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, as pesquisas de egressos têm demonstrado, com fatos e dados, os diversos ganhos auferidos para a sociedade, com ascensão econômica das famílias dos ex-alunos e por conseguintes ganhos para as empresas/indústrias com elevação da oferta de profissionais qualificados e mais produtivos.

“Desta forma, o SENAI prossegue com suas ações inclusivas promovendo oportunidades para uma significativa parcela da população de baixa renda das famílias rondonienses, cuja resultante com evidências objetivas, é a ascensão pessoal e profissional dos participantes dos programas de gratuidade e a melhoria econômica-social de suas famílias”, finalizou Santiago.