IMPRENSA
11 de October de 2023 - 10h35

A- A A+

SENAI de Ariquemes certifica e entrega à Itapuã do Oeste 43 novos profissionais

A unidade SENAI de Ariquemes em parceria com a Estanho de Rondônia S/A – Indústria ERSA e Prefeitura de Itapuã do Oeste realizaram solenidade de colação de grau dos 43 formandos dos cursos Técnicos em Mineração (24 alunos) e em Eletromecânica (19 alunos), no município de Itapuã do Oeste. A cerimônia aconteceu na Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira.

 

Em seu discurso, o formando Anterino Rodrigues da Silva lembrou que a mineração é um dos pilares de apoio ao progresso e ao desenvolvimento. “Este segmento fornece as bases para a construção de nossas cidades, a produção de energia e a fabricação dos produtos que fazem parte do nosso dia a dia. Como Técnicos de Mineração, temos a responsabilidade e oportunidade de moldar o futuro desta indústria de forma sustentável, respeitando os recursos naturais e contribuindo para o bem-estar das comunidades locais”, pontuou.

 

“Ao longo desse período tivemos a oportunidade de crescer como profissionais. Nosso aprendizado vai muito além dos livros. Crescemos como pessoas, aprendemos a nos desafiar, disciplinar, cobrar e superar as nossas próprias expectativas”, reforçou Gisele Coelho Morais, formanda do curso Técnico em Eletromecânica.

 

“É com imenso entusiasmo que formamos e certificamos a primeira turma em técnico em Mineração e técnico em Eletromecânica em Itapuã do Oeste, uma parceria entre SENAI, ERSA e o poder público”, afirmou a gerente da unidade de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, que homenageou os formandos e agradeceu a dedicação da equipe Pedagógica e aos instrutores Acleibson Lins, Carlos Dantas e Bruna Bianchi e o apoio da área administrativa.

 

Conforme a gerente “o SENAI mais uma vez cumpriu sua missão, que é formar mão de obra qualificada para a indústria nacional, promovendo empregabilidade, geração de renda e melhoria da qualidade de vida”, disse.

 

Ainda em seu pronunciamento, Ângela destacou que a formatura é um momento especial na vida dos alunos e da escola visto que é a entrega de todo um trabalho envolvendo muitas mãos, esforços e superação de desafios. “Ainda mais no caso dessas turmas, que parte dos estudos foram feitos na modalidade EAD e parte no presencial. Eles se deslocavam aos fins de semana do município de Itapuã do Oeste para Ariquemes para participar das aulas presenciais”, comentou.

 

Ângela ressaltou e agradeceu a presença do prefeito de Itapuã do Oeste, Moises Cavalheiro e demais convidados, entre eles, o representante da Indústria ERSA, gerente de operação de Mina, Emerson Pereira da Silva, da presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itapuã do Oeste, Rose Lopes, das secretárias municipais do Trabalho e Assistência Social, Rosiane Barbosa de Araújo e da Educação, Rute Alves da Silva Carvalho, e ainda familiares e amigos dos formandos.

 

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho falou que a finalização de curso é parte de um ciclo, e que agora um novo está começando. “Parabéns aos formandos dos dois cursos, pelo empenho e dedicação. Quero também desejar sucesso a cada um de vocês e ressaltar que o SENAI está de portas abertas e à disposição. Aproveito para também destacar a importância das parcerias, neste caso, da ERSA e da Prefeitura de Itapuã do Oeste, cujo mercado de trabalho pode contar com 43 novos profissionais altamente qualificados para atender às demandas da indústria”, finalizou.

 

Sobre os cursos

 

O curso Técnico de Mineração é o único ofertado pelo SENAI no estado de Rondônia e na unidade de Ariquemes, visando qualificar mãos de obra para indústria da mineração que é muito forte no município e Região do Vale do Jamari, sendo o Garimpo Bom Futuro considerado a maior jazida de cassiterita do mundo. Quanto ao curso Técnico de Eletromecânica, ele complementa a formação dessa mão de obra que também é absorvida pela indústria do minério, com foco na montagem e manutenção das máquinas utilizadas nesse ramo.


Mais notícias

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Empresários selecionam alunos do curso de panificação da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari

Polo da UniSENAI.Digital em Ariquemes disponibiliza cursos de graduação EaD