08 de July de 2021 - 16h34

Inovação é a chave para a retomada do crescimento do país

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, nesta semana, a sétima edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O prêmio destina-se às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do Prêmio até o dia 2 de outubro. O processo de avaliação será online e a etapa de validação, que antes era realizada por meio de visitas in loco nas instalações dos semifinalistas, será virtual.

As empresas irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. Além destas categorias, as empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade.

Os vencedores serão anunciados no dia 8 de março de 2022. A premiação inclui participação em duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, além de vagas no curso de Master in Business Innovation (MBI) do SENAI.

Conforme o coordenador de STI do SENAI-RO, José Rafael Lopes, uma pesquisa divulgada pela CNI confirma que a inovação será decisiva para a retomada industrial e crescimento econômico brasileiro. Ao todo, foram ouvidos 400 representantes de empresas, dessas, 83% acreditam na cultura da inovação como peça fundamental para crescer e sobreviver em um cenário pós-pandemia.

Lopes concorda que a inovação é a chave para a retomada, visto que as características dos negócios vêm mudando em uma velocidade acelerada. Esses fatos refletem diretamente o mercado, o que faz algumas empresas crescerem, outras reduzirem ou, até mesmo, fecharem. “A inovação não significa apenas ter uma boa ideia ou criar algo. Inovação e invenção são termos distintos. Por isso, nem toda invenção é uma inovação. A inovação busca gerar valor e precisa ser de fato aplicado. Ou seja, é uma atitude que procura constantemente solucionar problemas e atender as necessidades tanto da empresa, quanto do cliente”.

Desde 2011, foram realizadas seis edições do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), que, somadas, tiveram 11.300 inscritos, reunindo empresas de todos os portes e do país inteiro. A última edição, realizada em 2019, contou com a participação de 1.746 empresas. Destas, 26 foram finalistas e 15 vencedoras. Para a edição 2021/2022, espera-se um crescimento de 20% no número de inscrições, levando em consideração a nova categoria voltada aos Ecossistemas de Inovação.