IMPRENSA
02 de August de 2021 - 12h07

A- A A+

Itinerários Formativos Nacionais são importantes para os Cursos Técnicos do SENAI


Os Itinerários Formativos Nacionais são os “programas” dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o que os alunos vão estudar, o percurso que seguirão durante o curso e o perfil de conclusão. O SENAI é a única instituição de ensino profissional da América Latina, que conta com esta metodologia (Comitês Técnicos Setoriais), também adotada pelas unidades de Rondônia.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho explica não são só os especialistas do SENAI que criam os cursos, mas a partir de pesquisas, e os itinerários, que são os “programas”, têm a participação do setor empresarial, das universidades, dos técnicos do SENAI e dos órgãos fiscalizadores, dentre eles, o CREA e são denominados “Comitês Técnicos Setoriais”

“O resultado é que o aluno que faz o curso em Rondônia ou no Rio Grande do Sul, por exemplo, este futuro profissional vai entrar no mercado de trabalho com o mesmo perfil. Este é um diferencial significativo e marcante que o SENAI colocou em prática, inclusive estes cursos são renovados a cada dois anos pelos comitês setoriais”, disse Coelho.

O SENAI atende todas as áreas industriais desde o setor de madeira imobiliário até o mais avançado em tecnologia da informação e comunicação. Estes programas são os mais variados, pois cobrem todos os setores produtivos da indústria brasileira. “Esta é uma resposta ao mundo globalizado, afinal as tecnologias estão presentes em todas as indústrias do mundo. Todo o programa ou curso do SENAI, os alunos estarão fazendo o que os empresários da linha de frente opinaram em termos de perfil profissional”, afirma Coelho.

Ainda de acordo com Coelho, o SENAI segue as tendências e as respostas dadas pela realidade do mundo do trabalho. “Este também constitui um desafio para os instrutores, porque os cursos são programados para serem dados no SENAI, tanto presencial como a distância, mas as indústrias podem, caso tenham uma característica específica, os cursos têm reflexibilidade para serem ajustados em 20 por cento de seu itinerário ou formatados na modalidade “customizados” para que foque na especificidade da empresa/indústria”.

Coelho lembra que as mudanças no mercado de trabalho e o mundo produtivo são geradas pelas constantes inovações em todos os campos do conhecimento”, comenta Coelho. “Essas mudanças representam um dos maiores desafios das instituições de Educação Profissional, como o SENAI, que forma profissionais para um mercado de trabalho em constante movimento”, finaliza.

 

 


Mais notícias

Egresso do SENAI Maringá gerencia unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal

Programa de Saúde Ocupacional é tema de palestra para alunos de Segurança do Trabalho, do SENAI de Ji-Paraná

Militares da Aeronáutica visitam unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa e elogiam instalações

“Imagem do sucesso” é tema de workshop para as colaboradoras do SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru