16 de September de 2021 - 14h03

Em três anos, SENAI de Pimenta Bueno forma mais de 500 alunos

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Pimenta Bueno é responsável pela instrução de jovens dos cursos de Formação Inicial Continuada e de Habilitação Técnica, ofertados dentro do programa de gratuidade do SENAI, além do curso dentro da grade do Novo Ensino Médio. Há também opção de cursos pagos naquela unidade.

Já no primeiro ano de atividade da nova sede da escola do SENAI em Pimenta Bueno, em 2018, foram ofertadas vagas para nove cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento profissional, tendo uma adesão de mais de 270 alunos. Em 2019 houve matrículas de 181 novos alunos. Em 2020, quatro novos cursos foram disponibilizados abrindo mais 141 vagas, e em decorrência da pandemia, as aulas começaram a ser ministradas remotamente, para cumprir a legislação estadual que instituiu o sistema de distanciamento controlado para fins de prevenção e enfrentamento da covid-19.

Neste ano de 2021, estão matriculados nos cursos de Técnico em Eletrônica, dentro da modalidade do Novo Ensino Médio, 36 alunos. No curso de aprendizagem em Assistente de Controle de Qualidade, 47 alunos e no curso de Técnico em Eletromecânica, o único pago dentro do leque que é oferecido pela unidade daquele município, mais 37 alunos.

O que dizem os egressos

Em pouco mais de três anos, a unidade de Pimenta Bueno já formou mais de 500 jovens, e muitos deles já estão inseridos no mercado de trabalho. Como é o caso de Maik Vinícius Ferreira da Silva, que após concluir o curso de Assistente de Produção, ingressou no mercado de trabalho desempenhando suas funções do departamento de logística da empresa Ciclo Cairu. Maik conta que iniciou na empresa como jovem aprendiz, mas logo foi contratado em regime de CLT.

Além disso, ele relatou que durante o curso realizado no SENAI, teve a oportunidade de ter contato com várias empresas do ramo de cerâmica, para colocar em prática os ensinamentos teóricos. O egresso fez questão de destacar a atuação da instrutora Marcélia Kalke Cruz. “Agradeço pelas aulas e todas as dicas que ela nos passava. Foi uma das instrutoras que fez a diferença durante o curso”, acrescentou.

Outro exemplo é Rafael Santos da Costa, aluno do curso de Assistente de Controle de Qualidade. Ele afirma que em decorrência do que aprendeu no SENAI, resolveu colocar em prática seu espírito empreendedor e criou a empresa Picolé do Amor, uma fábrica de chocolates que funciona desde o final de 2018 e que rende bons frutos até hoje. “Inicialmente começamos a atender somente em Pimenta Bueno, mas expandimos para fornecedores em Cacoal e já vendemos para o mercado de Espigão do Oeste”, comentou.

Vinícius Borghi, que concluiu a formação no ensino médio através da modalidade Educação Básica e Educação Profissional (Ebep) do SENAI, que foi substituído pelo Novo Ensino Médio (NEM) disse que, com a base adquirida na escola, obteve a garantia de aprovação direta para o vestibular de Engenharia Elétrica em Cacoal. “Tivemos uma educação de qualidade e levarei os ensinamentos do SENAI para toda a vida”, garantiu.

Medidas legais

Recentemente, o Decreto Municipal nº 6.075/2021 instituiu o gravame de afetação ao imóvel doado pela Lei nº 1.983/2014 para a construção do Centro Integrado de Atividades do Trabalhador (CIAT) e assim instalar a escola do SENAI em Pimenta Bueno, para dar início às suas atividades educacionais para jovens daquela cidade e região.

Diante do Decreto emitido pela prefeitura e para não prejudicar o andamento das aulas e a aprendizagem dos seus alunos, o SENAI interpôs agravo de instrumento, com efeito suspensivo junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia, e de forma liminar conseguiu suspender a decisão de primeiro grau concedida a favor do município de Pimenta Bueno.

Para que os alunos não sejam prejudicados a gerência da unidade remanejou as turmas para que as aulas transcorram normalmente nas dependências do SESI.