IMPRENSA
28 de October de 2021 - 14h58

A- A A+

SENAI-RO se volta à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no setor elétrico

O Estado de Rondônia será um dos palcos de uma experiência piloto de implantação de um novo componente na extensa rede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Trata-se do HUB de Inovação e Tecnologia, que atuará desde a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (P&D+I) à incubação e aceleração de negócios emergentes, e integrará o ecossistema de inovação da Amazônica Ocidental.


Para o coordenador Lucas da Silva, a estruturação do HUB congregará o ecossistema de inovação de Rondônia e oferecerá um novo canal para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia Ocidental. “A essência do SENAI é a indústria. Abraçaremos os desafios e vocações industriais do estado e da Amazônia, como a energia hidráulica, sempre mirando o compartilhamento do valor gerado no HUB e através do HUB com a sociedade”, afirma.


O SENAI-RO já conta com ocupações de referência em áreas como elétrica e mecânica, automação, eletromecânica e mecatrônica nas unidades de Porto Velho e interior. “Para potencializar o escopo do HUB, além do CETEM e do CEET, estamos costurando um extenso número de parcerias, que rompem as fronteiras geográficas brasileiras, e incluem toda a rede SENAI de Institutos de Inovação e Tecnologia; outros Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação; pequenas, médias e grandes empresas; agências governamentais e investidores. Como HUB, faremos uso de inovação aberta e atuaremos em rede”, comentou Lucas.


No próximo ano, está prevista a construção do novo prédio que abrigará a sede do HUB. A estrutura se localizará ao lado da Casa da Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em Porto Velho. O local terá, além da infraestrutura própria para pequenas prototipações, espaço de co-working e meet up (eventos). “O projeto arquitetônico e de engenharia, assinado pela Supervisão de Engenharia, Logística e Infraestrutura da FIERO, é fantástico e utiliza elementos inéditos em Rondônia. O prédio valorizará o bioma no seu entorno e tem um potencial enorme para fomentar conexões entre pessoas”, ressaltou Lucas.


Mais notícias

Programa SENAI Vai Até Você leva cursos para Cerejeiras

Aulão de interpretação de texto prepara alunos do SENAI Ariquemes para o SAEP

Alunos do SENAI de Ariquemes vivenciam processos da Indústria 4.0

CEET de Porto Velho capacita instrutores para o SAGA SENAI