SENAI Rondônia impulsiona a inovação com TECNOVA Day e Workshop Online
SENAI está com inscrições abertas para o 2º Seminário Internacional de Educação Profissional
O que mudar na educação de hoje para o futuro
do trabalho? Este é o tema principal que palestrantes e debatedores nacionais e
internacionais vão tratar e abordar durante o 2º Seminário Internacional de
Educação Profissional, realizado pelo Departamento Nacional do SENAI.
O evento, que acontece dia 1º de setembro, das 9 às 16 horas, com transmissão pelo Youtube do Canal Futura, tem como principal objetivo mobilizar e engajar os diversos públicos nas agendas de aperfeiçoamento e requalificação profissional. As inscrições podem ser feitas acessando o link Seminário Internacional de Educação SENAI.
Serão debatidos também, com temas como reemprego e recolocação, antecipação de competências e demandas do mercado e a educação profissional brasileira para o trabalho do futuro integram a programação.
O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL- RO, Jair Coelho, que vai participar do seminário, ressalta algumas pautas pertinentes e atuais que serão abordados pelos especialistas, como superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI DN, Felipe Morgado, Saadia Zahidi, José Borges Frias, Geber Ramalho, Denise Amyot, Malgorzata Kuczera, Sylvia Lorena Teixeira de Sousa, dentre outros, que vão falar sobre os impactos da quarta revolução industrial no mercado de trabalho e na educação profissional.
Coelho cita que em 2019, a Comissão Global da OIT sobre o Futuro do Trabalho declarou que as habilidades de hoje não corresponderão aos empregos de amanhã, e as recém-adquiridas podem rapidamente se tornar obsoletas. “Daí a importância da participação de toda a nossa equipe pedagógica e demais áreas neste encontro ímpar promovido pelo DN”, disse.
De acordo com o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SENAI-RO, em 2022, o SENAI tornou-se coordenador local da Aceleradora de Competências Brasil, iniciativa do Fórum Econômico mundial para revolucionar a requalificação profissional com o objetivo de oferecer melhores empregos, educação e habilidades para 1 bilhão de pessoas no mundo nos próximos 10 anos.
Custódio cita dados do Relatório Futuro do Emprego 2020, produzido pelo Fórum Econômico Mundial. “92% das empresas que atuam no Brasil buscam acelerar a digitalização dos processos de trabalho e 68% planejam acelerar a automação de tarefas em função da pandemia. O país precisa trabalhar em uma estratégia paralela para a qualificação, requalificação e redistribuição da força de trabalho para garantir que essa transição seja inclusiva e construa uma economia com oportunidades para todos”, explica.
Mais notícias
SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção
SENAI de Ji-Paraná realiza ações práticas para turma de Técnico em Edificações
Live do SENAI-RO anuncia cursos gratuitos para a comunidade