IMPRENSA
05 de September de 2022 - 08h56

A- A A+

Grand Prix SESI-SENAI de Inovação está com inscrições abertas

Chegou a hora de os alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o Brasil, pisarem no acelerador da criatividade, de montarem as equipes e se inscreverem até o dia 23 de setembro, para o Grand Prix SENAI de Inovação – Edição Nacional 2022, que vai acontecer de maneira 100 por cento virtual, como um dos eventos da Semana SENAI de Inovação, que será realizado de 17 a 20 de outubro.

 

As inscrições das equipes deverão ser feitas obrigatoriamente pelo link, Grand Prix SENAI nas respectivas áreas temáticas: Automação, Tecnologia de Informação (TI), Alimentos e Bebidas, Construção Civil e Indústria 4.0.

GP de Inovação é uma competição gratuita, em que estudantes ​​​​têm até 72 horas para pensarem em soluções para ​desafios da indústria​, propostos por empresas parceiras. Trata-se de uma maratona de inovação aberta, na qual equipes multidisciplinares, formadas por alunos do SENAI e de outras instituições, denominadas de escuderias, criam, desenvolvem e prototipam (protótipos sujos) soluções inovadoras para desafios reais de indústrias.

 

A maratona culmina com a visualização da prática da inovação em tempo real, demonstrando que com uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares é possível obter respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados.

 

De acordo com o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SENAI-RO, a ideia é que as equipes do SENAI de Rondônia participem desta corrida, cujo objetivo é desenvolver soluções para ​desafios reais​ do mercado, e trabalhar na construção de uma indústria mais competitiva.

 

As equipes devem ser formadas por mínimo dois e no máximo cinco alunos regularmente matriculados e só poderão competir em uma área temática. A escolha da categoria deve ser feita de acordo com o grau de escolaridade. Júnior (Ensino Médio), avançado (Cursos Técnicos, de Qualificação, de Aprendizagem ou de Aperfeiçoamento) e sênior (Graduação Tecnológica, bacharelado ou Licenciatura).

Os grupos podem ser mistos, ou seja, alunos SENAI com de outras instituições. Além disso, poderão ter diferentes níveis acadêmicos, entretanto a categoria relacionada será a de maior grau de escolaridade de um dos integrantes da respectiva equipe, cuja mentoria poderá ser feita por um docente, especialista ou técnico.

 

Conforme o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o GP SENAI de Inovação é uma ação educativa que visa incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias.


Mais notícias

Departamento Regional de Rondônia marca presença no V Seminário Internacional SESI e SENAI de Educação

Aplicativo Geração SESI-SENAI promove ação especial em comemoração ao Mês do Gestor

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0