IMPRENSA
17 de March de 2023 - 10h13

A- A A+

Departamento Regional de Rondônia marca presença no V Seminário Internacional SESI e SENAI de Educação

Dentro da programação do Festival SESI de Robótica, foi realizado o 5º Seminário Internacional SESI SENAI de Educação, nos dias 16 e 17, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento reuniu especialistas e pesquisadores da área de Educação, além de gestores escolares e docentes, dentre eles, o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago e o gerente de Educação Básica e Profissional, Jair Coelho.

 

Este ano com o tema “Educação e desenvolvimento do país: Desafios e perspectivas”, o encontro organizado pelo SESI e SENAI abordou e debateu experiências nacionais e internacionais, para além de conceitos abstratos de educação, como “transmissão de conhecimento" ou "meio para atingir um ", com o objetivo de refletir sobre como os espaços educacionais podem acompanhar as mudanças do mundo e responder ao futuro do trabalho.

 

A programação foi dividida em quatro sessões com os temas: políticas de educação, a escola como espaço de inovação e transformação, educação profissional e o futuro do trabalho e a formação de professores como estratégias para uma educação de qualidade.

 

Para Alex Santiago a principal pergunta que deve ser feita neste seminário é qual o papel da educação para o desenvolvimento de todo país? “É essa indagação que os principais atores deste encontro poderão responder, pois contaremos com a participação de representantes do governo e especialistas da área de educação, gestores, coordenadores e docentes vão responder”, disse.

 

De acordo com Jair Coelho, o seminário é uma rica oportunidade de reunir para debater um tema tão importante, pedagogos da rede pública e particular de ensino, diretoria e gestores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do SESI e do SENAI, especialistas e gerentes de educação de empresas e formadores de opinião com atuação em educação, inovação e tecnologia.

 

 “Nosso DR está inserido neste contexto”, afirmou Coelho. “Temos certeza que levaremos ótimas experiências e aprendizados que poderemos adotar nas nossas unidades, pois no foco é melhorar cada vez mais ensino, seja no SESI, seja no SENAI. Nossa meta será sempre a excelência”, finalizou o gerente.

 

Participaram dos debates o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; o ministro da Educação, Camilo Santana; o ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal Nuno Crato; o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Paim; a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz; a física brasileira e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Sônia Guimarães; o especialista em educação profissional para a América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO), Ramom Iriarte; o presidente de Google Cloud para América Latina, Eduardo Lopez, entre outros. 

 

Uma visita exploratória e vivências no SESI Lab também integrou a programação de encerramento seminário.

 


Mais notícias

Aplicativo Geração SESI-SENAI promove ação especial em comemoração ao Mês do Gestor

Grand Prix SESI-SENAI de Inovação está com inscrições abertas

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas