IMPRENSA
02 de September de 2022 - 17h23

A- A A+

Workshop trata sobre soluções inovadoras para a indústria

Trocas de experiências em inovação, apresentação de cases de sucesso e como o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI/RO) em conjunto como outros atores do Ecosistema de inovação podem trazer soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria rondoniense. Foi com esse objetivo que a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), por meio do Hub SENAI de Inovação e HUB.RO, com apoio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da comunidade de inovação Tambaqui Valley, realizaram o workshop, que reuniu empresários, acadêmicos, profissionais e vários atores que atuam com no Estado.


Foram apresentadas boas práticas, estratégias e implementações de melhorias nos resultados dos negócios, geração e agregação de valor para a sociedade, ações inovadoras e estimuladoras, integrando as partes interessadas (Stakeholders) do ambiente inovativo de Rondônia. Os palestrantes convidados para apresentar os cases foram: Matheus Martins, analista de dados e engenheiro da Cargill, e Bruno Pinheiro, analista de sistemas e CEO da Ping, startup criada em Rondônia. Também participaram como mediadores do evento o professor de ciências da computação do IFRO, Kaio Alexandre da Silva e o consultor de inovação da Semente Negócios/ Hub. RO, Maicon Gavino.


Ao iniciar o evento híbrido, transmitido pelo canal do Youtube da FIERO, o coordenador de STI José Rafael Lopes, iniciou com as boas-vindas ao público presente no salão de convenções da FIERO e aos participantes que acompanharam virtualmente. Em seguida, Lopes apresentou o Hub SENAI de Inovação e sua atuação efetiva nas áreas de tecnologia e inovação envolvendo a indústria e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia). Relatou sobre as oportunidades que o Hub SENAI de Inovação e Tecnologia de Rondônia vai proporcionar à indústria e no ecossistema de inovação.


Conforme Lopes, o Hub SENAI de Inovação visa conectar e integrar o ecossistema de inovação local, bem como a rede dos institutos SENAI de Inovação e Tecnologia (ISI e IST). Além de otimizar a estrutura existente dos institutos e oferecer consultorias e serviços setoriais, baseado nos pilares de agilidade, incentivo, conexão e produtividade.


Segundo os palestrantes a ideia da roda conversa foi para dar um start na inovação da indústria e no ecossistema local de inovação, pois Rondônia ainda é jovem no âmbito da inovação. “O campo é vasto, e existe um potencial para crescer e desenvolver, por meio do “open innovation” ou inovação aberta”, comentou Gavino. Depois, Matheus Martins abordou sobre as experiências e cases de sucesso implementadas na empresa Cargill, posteriormente o segundo palestrante, Bruno Pinheiro explicou como a startup criada por ele e seus sócios transformaram empresas de renome nacional no tocante à digitalização dos seus processos.


Para Rafael Lopes, esse foi o primeiro de outros eventos que tratarão de inovação para o setor industrial de Rondônia, bem como integração com todos os Stakeholders “Essas ações servem para apresentarmos o que já existe nesta área e o que as indústrias podem esperar das nossas ações por meio da rede ISI e IST, no intuito de melhorar seus processos produtivos e alcançar melhores resultados”, enfatizou o coordenador de STI do SENAI-RO.


Mais notícias

Encontro pedagógico no SENAI CEET de Porto Velho prepara acolhimento de novos alunos

SESI e SENAI participam da 4ª edição da CAFECAU

SENAI de Ariquemes organiza visita técnica no Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira

Troca de conhecimentos sobre bancada Smart 4.0 envolve Instrutores do SENAI de Ji-Paraná