Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao navegar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Aviso de Privacidade e nossa Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

IMPRENSA
02 de September de 2022 - 17h23

A- A A+

Workshop trata sobre soluções inovadoras para a indústria

Trocas de experiências em inovação, apresentação de cases de sucesso e como o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI/RO) em conjunto como outros atores do Ecosistema de inovação podem trazer soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria rondoniense. Foi com esse objetivo que a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), por meio do Hub SENAI de Inovação e HUB.RO, com apoio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da comunidade de inovação Tambaqui Valley, realizaram o workshop, que reuniu empresários, acadêmicos, profissionais e vários atores que atuam com no Estado.


Foram apresentadas boas práticas, estratégias e implementações de melhorias nos resultados dos negócios, geração e agregação de valor para a sociedade, ações inovadoras e estimuladoras, integrando as partes interessadas (Stakeholders) do ambiente inovativo de Rondônia. Os palestrantes convidados para apresentar os cases foram: Matheus Martins, analista de dados e engenheiro da Cargill, e Bruno Pinheiro, analista de sistemas e CEO da Ping, startup criada em Rondônia. Também participaram como mediadores do evento o professor de ciências da computação do IFRO, Kaio Alexandre da Silva e o consultor de inovação da Semente Negócios/ Hub. RO, Maicon Gavino.


Ao iniciar o evento híbrido, transmitido pelo canal do Youtube da FIERO, o coordenador de STI José Rafael Lopes, iniciou com as boas-vindas ao público presente no salão de convenções da FIERO e aos participantes que acompanharam virtualmente. Em seguida, Lopes apresentou o Hub SENAI de Inovação e sua atuação efetiva nas áreas de tecnologia e inovação envolvendo a indústria e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia). Relatou sobre as oportunidades que o Hub SENAI de Inovação e Tecnologia de Rondônia vai proporcionar à indústria e no ecossistema de inovação.


Conforme Lopes, o Hub SENAI de Inovação visa conectar e integrar o ecossistema de inovação local, bem como a rede dos institutos SENAI de Inovação e Tecnologia (ISI e IST). Além de otimizar a estrutura existente dos institutos e oferecer consultorias e serviços setoriais, baseado nos pilares de agilidade, incentivo, conexão e produtividade.


Segundo os palestrantes a ideia da roda conversa foi para dar um start na inovação da indústria e no ecossistema local de inovação, pois Rondônia ainda é jovem no âmbito da inovação. “O campo é vasto, e existe um potencial para crescer e desenvolver, por meio do “open innovation” ou inovação aberta”, comentou Gavino. Depois, Matheus Martins abordou sobre as experiências e cases de sucesso implementadas na empresa Cargill, posteriormente o segundo palestrante, Bruno Pinheiro explicou como a startup criada por ele e seus sócios transformaram empresas de renome nacional no tocante à digitalização dos seus processos.


Para Rafael Lopes, esse foi o primeiro de outros eventos que tratarão de inovação para o setor industrial de Rondônia, bem como integração com todos os Stakeholders “Essas ações servem para apresentarmos o que já existe nesta área e o que as indústrias podem esperar das nossas ações por meio da rede ISI e IST, no intuito de melhorar seus processos produtivos e alcançar melhores resultados”, enfatizou o coordenador de STI do SENAI-RO.


Mais notícias

SENAI-RO disponibiliza cursos gratuitos para a comunidade

Parceria entre SENAI-RO e CSN visa qualificação profissional

Plataforma do SENAI-RO de agiliza contratações

Laboratório de Metrologia do SENAI de Ji-Paraná traz facilidades para o segmento da construção civil