30 de October de 2023 - 14h39

Potencialidades da Amazônia são apresentadas no workshop de inovação da FIERO e SENAI

As potencialidades e oportunidades de negócios na região Amazônica tendo a inovação como o caminho para o seu desenvolvimento sustentável, foi o tema da palestra do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, na abertura do 2º Workshop de Inovação, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio da gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI), ocorrido nesta quinta-feira, 26, na Casa da Indústria.

O evento que teve por objetivo principal reunir os principais agentes do ecossistema inovador rondoniense, e, além da palestra de abertura, contou com apresentação de casos de sucesso de instituições de ciência e tecnologia, empresas, startups e universidades, já em desenvolvimento nos ambientes industriais e startups. Foi uma oportunidade de troca de experiências, no intuito de abrir novos canais de fomento ao empreendedorismo.

Marcelo Thomé afirma que um dos pilares que balizam a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as demais Federações de Indústria, é justamente a inovação. “Faz alguns anos que foi estruturada a rede de institutos SENAI de inovação, que é a maior rede de pesquisa, desenvolvimento e ciência do Brasil, e toda essa expertise tem de ser aplicada em Rondônia, e gerar valor não só para a indústria, mas toda a economia, e avançar na agenda do desenvolvimento sustentável que só será possível por meio da inovação para que possamos traduzir em negócios as potencialidades econômicas do bioma amazônico”, disse.

O presidente da FIERO, que dirige o Instituto Amazônia+21, completa que o componente “inovação” é fundamental para o sucesso da estratégia do desenvolvimento sustentável. “E para que isso ocorra localmente, é necessário estar com essa rede estruturada agregando os diversos atores privados e públicos, institutos de pesquisa e empresas para que isso possa funcionar, tanto no ponto de vista técnico, quanto do financiamento para aplicação das soluções de inovação”, completou Thomé.

O líder empresarial destacou que Rondônia tem grande potencial para ser um dos lugares de maior produção de inovação em toda a Amazônia, principalmente pelo grau de maturidade empresarial que o Estado já tem, e pela diversidade produtiva não só industrial, mas pelo agronegócio. “Rondônia reúne uma diversidade de matrizes econômicas existentes e futuras, que nos possibilita afirmar que seremos o principal foco de gerações de soluções de inovação, pesquisa e desenvolvimento para a Região Amazônica”, reforçou.

Falou ainda dos investimentos que estão programados por meio da FIERO e SENAI, como a construção do Hub de Inovação em Porto Velho e que vai conectar Rondônia à rede de institutos SENAI de Inovação. E completou apresentando a contribuição do Instituto Amazônia+21 nesse processo de ampliação de negócios sustentáveis na região.

O workshop contou com a participação do coordenador de Articulação da Política Tecnológica da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Igor Thomé, que apresentou os caminhos para acessar os recursos de Lei de Informática da Zona Franca de Manaus no intuito de impulsionar projetos de Bioeconomia e Inovação na Amazônia, bem como as oportunidades para Rondônia.

De forma virtual, o professor da ISAE/FGV, Cícero Caiçara Junior, discorreu sobre Lei do Bem, considerada hoje, o principal instrumento de estímulo às atividades de PD&I nas empresas brasileiras.

A analista de Educação, Thansey Constantino e o técnico Educacional, Alexandre Custódio, ambos da Coordenação de Educação Básica e Profissional (CEBEP) do SENAI-RO, abordaram os caminhos para grandes oportunidades empresariais que o departamento regional pode proporcionar. Traçaram um panorama nacional de como funciona o apoio da instituição no que abrange a qualificação profissional.

Após as palestras, ocorreu uma troca de ideias, cujo os debatedores foram - Veríssimo Alves Santos Neto, gerente de meio ambiente na Jirau Energia e Breno Bellinati de Carvalho, gerente de manutenção, também da Jirau Energia, Sidnei Schenatto, analista de serviços técnicos e tecnológicos do SENAI-RS, Viviane Barrozo da Silva, Coordenadora de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Matheus Henrique Gomes Peixer, engenheiro de produção da Bernardo Alimentos, sob a mediação do gerente de STI do SENAI-RO, José Rafael Lopes.