IMPRENSA
06 de November de 2023 - 10h20

A- A A+

Analista de Educação do SENAI-RO ministra palestra sobre Indústria 5.0 para acadêmicos da São Lucas

A palestra “Indústria 5.0 – Inteligência Artificial” ministrada pela analista de Educação do SENAI-RO, Luana Carine Borges de Souza, no auditório do centro universitário São Lucas – Campus II, em Porto Velho, tendo como público alvo acadêmicos do curso de engenharia elétrica (Elétrica, Civil e Produção). A apresentação integrou a programação da 4ª Jornada de Arquitetura e Engenharias da instituição de ensino superior, que aconteceu no período de 27 a 31 de outubro.

 

Luana iniciou lembrando que cada vez mais, o mercado exige qualidade e eficiência dos profissionais, principalmente para fazerem melhor e mais rápido. “Superar às expectativas mediante o controle das atividades para garantir os melhores resultados”.

 

A analista explicou ainda que os profissionais devem se dedicar a obter informações sobre seus projetos e possíveis parcerias; investigar como fabricar um produto, quem são e como trabalham os fornecedores e concorrentes; consultar especialistas para obter assessoria técnica e comercial, dentre outras ações”.

 

De acordo com Luana a Indústria 5.0 integra o processo natural de inovação tecnológica que objetiva inserir o ser humano às tecnologias automatizadas, criando um campo onde ambos se complementam.

 

Quanto aos objetivos da Indústria 5.0, Luana ressaltou a construção da sociedade do futuro, por meio de softwares, robôs dentre outros sistemas inteligentes capazes de garantir a diminuição das falhas humanas, mediante a Inteligência Artificial (IA). Ao invés da tecnologia ser voltada somente aos bens de consumo, as invenções passam a trabalhar em favor do bem-estar das pessoas.

 

Sobre as diferenças entre Indústria 4.0 e 5.0, a analista destacou que a primeira utiliza pilares envolvendo muita tecnologia, automação e análise de dados, os produtos devem ser inteligentes e rastreáveis e a mão de obra fica distante das fábricas. Quanto ao segundo, é focada na personalização e à inovação, os produtos devem ser pensados na experiência com o consumidor unido à tecnologia e o ainda o fator humano incluído no processo.

 

A analista também apontou a otimização de custos, personalização e automatização como alguns dos benefícios da Indústria 5.0, que terá impactos na sociedade, por exemplo, agindo nas relações humanas e profissionais, assim como na segurança, saúde e igualdade social.

 

No encerramento, Luana falou que estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do SENAI-RO. Ao todo estão sendo disponibilizadas mais de duas mil vagas. Mais informações via links - Aprendizagem Industrial Básica, o SENAI-RO está disponibilizando 385 vagas na modalidade presencial e 1.190 na Educação a Distância (EAD). Já na Aprendizagem Industrial Técnica, estão sendo disponibilizadas 105 vagas para a modalidade presencial e 420 para Ensino a Distância (EAD).

 


Mais notícias

SENAI-RO e SEAS promovem aula inaugural do Programa Vencer

SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0