08 de November de 2023 - 15h05

Recursos do DN garantem reforma dos prédios do SENAI em Rondônia

Com a confirmação de repasse da ordem de R$ 9,8 milhões pelo Departamento Nacional, o regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) prepara um pacote de melhorias que vão atender o Projeto para Manutenção e Revitalização das Unidades SENAI de Rondônia. O atendimento pelo DN partiu após a solicitação do presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIERO), Marcelo Thomé, que foi prontamente atendido em seu pleito.

Com os recursos, além de promover as manutenções das unidades SENAI do Departamento Regional de Rondônia, será possível adquirir equipamentos de climatização de ar, buscando proporcionar ambiente confortável nas salas de aula, bem como trabalhar a comunicação visual da instituição, assegurando prédios com boas condições e qualidade de atendimento ao público, das edificações do SENAI CEET, CETEM, do DR, de Porto Velho, e das unidades de Ariquemes, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno.

As edificações do SENAI-RO são caracterizadas por um sistema construtivo limpo, rápido e eficaz, porém, assim como as convencionais, necessitam de reparos e manutenções periódicas para que seja garantido o desempenho de seus sistemas e subsistemas, além de preservar a arquitetura das mesmas.

Conforme a gerente de Engenharia, Infraestrutura e Manutenção, Géssica Zanettin, são necessárias intervenções de valor significativamente alto, com o intuito de proporcionar aumento da vida útil das edificações por meio de manutenções periódicas, considerando a grande área construída dos prédios do SENAI em Rondônia.

Em Porto Velho, no CEET, as obras serão voltadas para a reforma do muro lateral e melhoraria do acesso da via do estacionamento, para que os alunos possam transitar de forma mais segura e tenham acesso direto ao prédio do SENAI. O CETEM contará com a modernização dos equipamentos de climatização.

A unidade Departamento Regional – DR/RO, será contemplada com novo sistema de ar condicionado, tendo em vista que o sistema atual não contribui para o consumo sustentável, pois não é possível o acionamento de máquinas individualizadas, restando apenas o funcionamento de todo o equipamento.

Em Ariquemes, os recursos serão destinados para reforma do piso, adequação de um espaço específico para armazenar o servidor de internet, bem como efetuar reparos para sanar problemas de infiltração de águas pelas esquadrias externas, e instalar escada para acesso ao sistema de telhamento. Géssica explicou que há a necessidade de adequação de abrigo de compressor de ar e execução de sistema de gases que beneficiará as diversas disciplinas de cursos ofertados. “Também está prevista reforma da guarita da unidade devido às diversas infiltrações presentes em revestimento de alvenaria, manutenção das instalações elétricas, pintura, tratamento de portão de entrada que se encontra deteriorado por conta de chuvas, pintura externa, calçamento”, completou.

Na unidade de Jaru, serão efetuados reparos básicos de manutenção, limpeza de fachada e resolução de problemas pontuais com vazamentos.

Na escola SENAI de Cacoal, também será realizada manutenção para sanar infiltrações de água pluvial por esquadrias externas, colocação de escada marinheiro para acesso ao telhado. Parte do piso do prédio será trocado e haverá isolamento dos equipamentos do sistema de climatização.

A unidade de Rolim de Moura haverá limpeza de fachada e solução de problemas pontuais com vazamentos, necessitando de melhorias para que seja possível assegurar suas condições e ambiente ideal. Necessita reforma em sua entrada principal para que seja possível o acesso à edificação, e que seja isolado seu acesso junto ao laboratório de leite que será devolvido à prefeitura do município em questão.

Em Pimenta Bueno, o prédio será contemplado com limpeza de fachada e solução para conter vazamentos. Está prevista a construção de sistema de drenagem de águas pluviais que cercam a edificação tendo em vista sua localização próxima à canal de água o que ocasiona elevado volume de águas.