06 de December de 2023 - 08h51

Aluno do SENAI-RO transforma materiais de descarte em arte

Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Técnico em Eletromecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), principalmente da utilização das impressoras 3D e à laser, na unidade CETEM, em Porto Velho, fez do aluno que atualmente cursa Técnico em Eletrotécnica, Caio Matheus Silva Ferreira, desenvolvesse peças a partir de materiais que serviriam de descarte na indústria que ele atua como jovem aprendiz.

Caio Matheus mostrou como é o processo de funcionamento das impressoras e explicou que podem ser utilizados nestes maquinários qualquer tipo de insumo não metal. “Atualmente fazemos trabalhos de gravação e cortes em papel, papelão, compensados, MDF e acrílico”, disse. O aluno afirmou ainda que este tipo de trabalho sempre o atraiu. “Sempre gostei de trabalhos que eu uso minha criatividade”, ressaltou.

Quanto ao uso das impressoras, Caio Matheus informou que primeiramente, cria a arte no computador e depois com um pendrive transfere o desenho para ser aplicado pelas impressoras. Na indústria que trabalha, pediu autorização para pegar algumas sobras de madeira para fazer os experimentos, que serviu de aulas práticas no SENAI CETEM. “Quando mostrei as peças que fiz como teste, a gerência da empresa solicitou que fizesse chaveiros que foram dados de presente para todos os funcionários, foi um trabalho gratificante” comemorou.

Para a Casa da Indústria, a pedido da consultora de Tecnologia e Inovação do SENAI Lissandra Fernandes, que conheceu o trabalho de Caio Matheus, criou enfeites de Natal que estão expostos na sala da coordenação de educação do SESI-SENAI.

O aprimoramento das técnicas de manuseio dos equipamentos, permitiu o desenvolvimento de engrenagens de plásticos, que já servem de peças de reposição para diversos maquinários. Todo esse processo, de acordo com Caio Matheus teve a supervisão do instrutor do CETEM, Dionei Lima de Brito.

O aluno disse que entrou no curso de eletromecânica por meio do convênio com a Aeronáutica. “Na época, eu era soldado e estava encerrando meu serviço militar. Quando apareceu a chance de fazer um dos cursos do SENAI, me inscrevi e consegui uma vaga. Ao terminar o primeiro curso, e como estou na idade em que se permite fazer cursos por meio da gratuidade do SENAI, resolvi fazer eletrotécnica”, comentou o aluno, que frequenta o 5º semestre de Engenharia Elétrica e está se preparando para o processo seletivo para retornar à Base Aérea, como 3º sargento.

A coordenadora pedagógica do SENAI CETEM, Kamila Silva, comentou sobre a satisfação em ver o progresso dos alunos que partem da teoria para a prática.  “É gratificante quando podemos partilhar as ações e atividade do laboratório, com um de nossos egressos, visto que estimula a curiosidade dos demais alunos e a busca por conhecimento de forma autônoma, aumentando o engajamento dos alunos em relação aos conteúdos didáticos. Acredito que essa ação promove a interação entre os demais alunos por meio do trabalho em equipe”, pontuou.