IMPRENSA
27 de March de 2024 - 12h20

A- A A+

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

Combate do mosquito Aedes Aegypti e consumo racional da água foram os temas da palestra ministrada pela agente de controle de endemias Waldiene Melo, na unidade SENAI de Ji-Paraná. A iniciativa da gerente Cintia Aparecida teve como público alvo colaboradores e equipe pedagógica da escola, que se tornarão multiplicadores dos conhecimentos preventivos adquiridos.

 

Waldiene Melo salientou que um dos métodos preventivos é a educação nas escolas para que eles sejam difusores dos cuidados que os pais precisam ter em casa. Ela explicou que o cuidado é evitar recipientes com água parada como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até mesmo em pequenos recipientes, piscinas sem uso e sem manutenção e no acondicionamento e acúmulo de lixo.

 

Durante a palestra foi abordado como se propaga o mosquito e como evolui rapidamente para a forma adulta. Dentre os subtemas foi explicada a forma correta de combater o mosquito em casa, no bairro e no local de trabalho e de como isso tudo é importante.

 

A coordenadora do SESI Neli Dias enfatizou que o objetivo é conscientizar os colaboradores sobre os perigos da dengue e incentivar procedimentos de prevenção. “Aproveitamos para falar também do dia nacional da água que é comemorado em 22 de março e demos orientações sobre os desperdícios, e a redução do consumo sempre que possível, são atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água”, explicou.

 

A colaboradora Crislaine da Silva enfatizou que “referente ao Aedes Aegypti foi extremamente importante para todos os colaboradores, principalmente nesse momento em que há tantos casos de dengue, Chikungunya e Zika em nossa região. É essencial manter todos muito bem informados para nos atentarmos a esse cuidado”, disse.

 

“As armas para esse combate estão em nossas próprias mãos e na consciência de cada um” afirmou a gerente da unidade, Cintia Aparecida. “Somente com a conscientização da população em realizar determinadas tarefas, poderão fazer toda a diferença e ser um grande aliado para diminuir os casos de dengue”.

 

Cintia ressaltou ainda que ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. “Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada”, finalizou.


Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari