IMPRENSA
15 de April de 2025 - 14h36

A- A A+

CEET de Porto Velho capacita instrutores para o SAGA SENAI

A unidade SENAI-CEET de Porto Velho iniciou nesta segunda-feira, 14, a capacitação para o SAGA SENAI, uma iniciativa do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que visa estimular a inovação e o empreendedorismo entre os alunos e desenvolver soluções transformadoras para problemas reais da indústria brasileira. O momento reuniu o corpo de instrutores e equipes pedagógicas para alinhar estratégias e fortalecer a execução dos Projetos Integradores no contexto do Desafio SENAI 2025.


A coordenadora de Educação, Vanessa Sousa Pereira informou que um dos destaques do encontro foi a apresentação do Projeto Integrador da área de Tecnologia da Informação 2025, que reúne alunos do Novo Ensino Médio (NEM) com itinerário formativo em Redes de Computadores, sob a orientação do instrutor Vivaldo de Albuquerque Pinto, e do curso técnico de Programação de Sistemas, conduzido pelo instrutor Nelson Souza do Nascimento.


Para o professor Vivaldo, durante a capacitação, foram destacados os principais pontos do Desafio SENAI de Projetos Integradores 2025, iniciativa que objetiva mobilizar alunos e docentes em torno de propostas educacionais que articulam teoria e prática, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento técnico.


“O projeto tem como proposta central a montagem de uma infraestrutura de rede com servidores Linux, agregando o desenvolvimento de serviços web e a implementação de interatividade por meio de QR Code. Essa iniciativa será apresentada ao público durante o evento Mundo SENAI, agendado para o dia 5 de junho nas dependências da unidade, para demonstrar, na prática, as competências técnicas adquiridas pelos alunos”, anunciou Vivaldo Pinto.


A pedagoga Juliene Cristina Gonçalves ressaltou que o treinamento do SAGA SENAI reforça o comprometimento da unidade com a excelência na formação técnica, valorizando a prática como elemento fundamental no processo de aprendizagem e como ponte entre a escola e o mundo do trabalho. “É por meio do conjunto entre a teoria e a prática que o aluno vivencia situações reais, para desenvolver as técnicas e, sobretudo, se preparar para os desafios do mercado cada vez mais competitivo”, explicou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do SENAI de Ariquemes vivenciam processos da Indústria 4.0

Recém-formada pelo SENAI-RO já garante vaga no mercado de trabalho

Alunos de Redes de Computadores do SESI e SENAI de Porto Velho praticam conhecimentos em crimpagem

SENAI-RO se destaca entre os melhores no Programa de Eficiência de Gestão