IMPRENSA
09 de July de 2021 - 10h00

A- A A+

SESI e SENAI debatem educação para o novo mundo do trabalho

Educação para o novo mundo do trabalho foi o tema da webinar realizada nesta semana, com transmissão pelo canal do YouTube do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. O evento online promovido pelo SENAI em parceria com o site Metrópole, com mediação do jornalista Caio Barbieri, reuniu especialistas que falaram sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e como o país pode melhorar a formação de jovens para o mercado.

 

SESI e SENAI formaram a primeira turma do Novo Ensino Médio no Brasil em dezembro do ano passado e que essa experiência pioneira - hoje presente em escolas SESI de 23 estados, com mais de 10,4 mil estudantes -, pode ser referência na implementação em outras redes de ensino. E não só no ensino médio, como também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na aprendizagem.

 

O diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, entre outros convidados, debateram temas como a qualificação contínua e aprofundada dos trabalhadores para a indústria do futuro, novas diretrizes curriculares do ensino médio diante desse contexto, importância da robótica e de outras tecnologias para os sistemas de produção, dentre outros.

 

Rafael Lucchesi defende que é necessário um sistema educacional que dê identidade social a todos e o grande desafio e oportunidade é a implementação do Novo Ensino Médio.

 

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL de Rondônia, Jair Coelho ressalta que é fundamental o debate sobre o NEM e as tendências de carreiras que serão exigidas no futuro pelo mercado e pela chamada Indústria 4.0. “Para nós do SENAI, seja em Rondônia, Brasília ou Tocantins, o trabalhador para se manter competitivo no mercado de trabalho, vai ter de se adaptar, se aprimorar, se capacitar para atuar neste contexto de novas competências e habilidades necessárias”, disse.

 

No ponto de vista de Coelho, educar é protagonizar, liderar, extrair o melhor que cada um tem dentro de si. É conduzir alguém para que possa construir, com seu próprio exercício de liberdade, sua "sina", seu destino. Educação é um meio para enfrentar uma época permeada por novas tecnologias, de competição, incertezas e oportunidades.

 

“O debate sobre o tema é pertinente e os comentários do diretor Lucchesi vêm de encontro das ações que o nosso DR está realizando, pois bem antes da implantação Novo Ensino Médio (NEM) no SESI-SENAI de Rondônia, já acreditávamos que a educação profissional é porta de entrada para mundo do trabalho”, finaliza o coordenador.

 


Mais notícias

SESI e SENAI de Rondônia iniciam ano letivo na próxima segunda-feira

Rede SESI de ensino está com matrículas abertas para o ano letivo de 2024

SESI reconhecida como uma das marcas referência em serviços de saúde

SESI-RO apresenta soluções em saúde no Vale do Madeira Summit 2023