IMPRENSA
02 de September de 2021 - 08h47

A- A A+

Gratuidade do SESI-RO significa oportunidade para pessoas de baixa renda

O Serviço Social da Indústria (SESI), investe parte da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória para viabilizar as atividades de Educação, destinada para a oferta de vagas gratuitas nos cursos de Educação Básica e Continuada. O compulsório, recurso que mantem as entidades SESI e SENAI, instituído por Lei desde os anos 1940 equivalente a 1,5% da folha de pagamento dos trabalhadores das indústrias, é utilizado em parte para a promoção da educação básica. 

O SESI em Rondônia também cumpre anualmente esta cota e para 2022, cujo edital será lançado neste mês de setembro, serão abertas novas oportunidades para o Novo Ensino Médio (NEM) e educação fundamental, totalizando trezentas e vinte vagas.

O Novo Ensino Médio idealizado pelo Ministério da Educação (MEC) e as escolas públicas terão de adotá-lo a partir do próximo ano. Desde 2019, o SESI já implantou o NEM em Rondônia, em parceria com o SENAI, disponibilizando para o aluno do primeiro ano do Ensino Médio, a educação básica e a profissional.

Conforme o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o NEM conta com cinco currículos distintos. Mas o que faz diferença no currículo, é o aluno concluir o Ensino Médio ao mesmo tempo em que se forma em um curso técnico profissionalizante.

“Este ano teremos quatro novas turmas gratuitas do Novo Ensino Médio, disponibilizadas no Estado de Rondônia”, afirma o coordenador. “O SESI também vai oferecer vagas gratuitas em algumas turmas do Ensino Fundamental”, explicou.

Coelho destacou que se trata de uma oportunidade para que os jovens possam fazer um curso numa escola reconhecida pela indústria e ainda com a possibilidade de se profissionalizar ao mesmo tempo em que conclui o ensino básico.

Existem alguns critérios para que as vagas sejam preenchidas através de editais. Como é um programa inclusivo os interessados têm de ser pessoas de baixa renda. “A gratuidade tem o objetivo de dar oportunidades àqueles que financeiramente não podem pagar por uma escola de qualidade, então o SESI promove estas vagas gratuitas anualmente”, explicou Coelho.

De acordo com o superintendente do SESI em Rondônia, Alex Santiago, a instituição, juntamente com o SENAI, tem o papel primordial de promover e incentivar a educação no país. “O SESI-RO através da gratuidade atende ao propósito de garantir acesso à educação de alta qualidade para aquelas famílias que não teriam condições de pagar. O SESI prioriza questões sociais e entende a importância da gratuidade para proporcionar oportunidades para a sociedade rondoniense”.



Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária