IMPRENSA
14 de October de 2021 - 11h42

A- A A+

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal aprendem a importância do consumo consciente


Consumo consciente foi o tema da palestra ministrada para os alunos do oitavo ano da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal. A iniciativa da empresa MFM Soluções Ambientais em parceria com a Prefeitura de Cacoal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA Cacoal) integra as ações de promoção da conscientização sobre as questões do meio ambiente em Rondônia.

Desenvolvida pelos profissionais da SEMMA Cacoal, professora e coordenadora de projetos da secretaria Lucen Baine e os biólogos Arthur Borgonhori e Wanderson Moreira, a palestra contribuiu para alertar os alunos da importância do uso consciente dos recursos naturais, da diminuição da emissão de poluentes e da geração de resíduos.

Durante a palestra, os profissionais apresentaram dicas, dentre elas, avaliar os impactos do próprio consumo, levando em consideração o meio ambiente, o uso de soluções corretas para o aproveitamento e tratamento do lixo urbano, como a coleta seletiva, a reciclagem de produtos e disposição dos resíduos sólidos em aterros sanitários.

Segundo a professora Lucen, é fundamental este trabalho de conscientização, pois o consumo é responsável, direto ou indiretamente, pela harmonia do meio ambiente, o que faz de todos, jovens e adultos, parte das soluções sobre esse tema.

Impressionado com as informações, o aluno Daniel Fernandes comentou que vai levar os conhecimentos para colocar em prática em casa e compartilhar com os pais essa lição de consumo consciente, com o objetivo de melhorar a convivência com a natureza.

Conforme o professor da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, André Junior, a construção do conhecimento para os educandos acaba por incentivar atitudes em cima de coisas do cotidiano, que pode ajudar no desenvolvimento do município, do estado e do país.

Para a coordenadora pedagógica, Mônica Santana Coelho, a realização da palestra “honra a escola, porque, desde sempre, somos grandes incentivadores da consciência ambiental, dos cuidados e preservação do meio ambiente”, pontua.

Mônica lembra que dia 19, a mesma turma vai concluir as atividades desta ação em visita técnica ao Aterro Sanitário Regional de Cacoal, onde vão conhecer na prática os processos de seletividade, destinação e tratamento adequados do lixo urbano. Na ocasião, acadêmicos de Arquitetura e Engenharia da Unesc (Faculdades Integradas de Cacoal) também participam da visitação.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem