IMPRENSA
22 de October de 2021 - 12h29

A- A A+

SESI Saúde de Ji-Paraná conscientiza da importância prevenção ao câncer

A conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero, tem sido uma das ações realizadas pela equipe do SESI Saúde de Ji-Paraná, assim como nas demais unidades de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Vilhena que ofertam o mesmo atendimento à indústria e à comunidade disponibilizando serviços como diagnósticos, exames, programas legais e consultorias.

O médico Marcos Henrique Bitencourt, da unidade SESI Saúde de Ji-Paraná, chama a atenção para a importância dos exames preventivos, principalmente neste mês com a campanha “Outubro Rosa” que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Bitencourt explica que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Já o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa a doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

De acordo com o médico, para a investigação, além do exame clínico das mamas, os exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia e o material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico”, disse.

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Prevenção e autoexame

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Conforme Bitencourt, esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce da doença. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: Praticar atividade física; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar seu bebê, pois, amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer. Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.

O médico também destaca os fatores de risco do câncer de mama e colo do útero. No caso do primeiro contam os fatores ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários. Quanto ao câncer do colo do útero, ele relaciona como fatores de risco, início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados) e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

A gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná, Cintia Aparecida Alves ressalta que O SESI Saúde e seus profissionais acreditam na importância dos cuidados preventivos para um diagnóstico precoce, principalmente para mulheres. Porque em cada período da vida, a mulher apresenta peculiaridades e necessidades diferentes com relação a sua saúde. Por isso, é muito importante ter o hábito de realizar exames preventivos periodicamente. Entre as principais doenças que acometem as mulheres estão o câncer de mama, o câncer de colo de útero e a endometriose.

Cintia finaliza lembrando que “para manter os cuidados com a saúde das mulheres, prevenir é sempre a melhor escolha. Procurar atendimento médico apenas quando algo está errado é um grande erro que, às vezes, não é possível reverter. No SESI Saúde, as mulheres podem fazer consultas regulares e exames preventivos fundamentais para manter a sua saúde em dia, ajudando a detectar doenças em estágio inicial”.  

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária