14 de December de 2021 - 11h55

Primeira da turma do NEM da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno recebe certificado

Os formandos do curso Técnico em Eletrotécnica do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, viveram momentos de emoção durante a solenidade de entrega de certificados realizada na quadra esportiva da escola, no último sábado, 11.

Os alunos são integrantes de uma, das quatro primeiras turmas do NEM, adotado com pioneirismo pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia, em 2019. Passados dois anos, chegou a formatura numa cerimônia que reuniu formandos, familiares, amigos, professores, equipe pedagógica e outros convidados, dentre eles, o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) e conselheiro Ivandro Behenck e a secretária de Educação de Pimenta Bueno, Marcilene Rodrigues da Silva Souza.

A emoção começou logo na entrada, onde a equipe Pedagógica deixou preparada uma surpresa para os alunos. Foram disponibilizados murais à entrada com fotos que registraram a jornada de cada um deles durante o curso.

A noite foi também de muitas homenagens, principalmente para os professores da Educação Básica e Profissional, respectivamente, Elias Batista, Edeonete Moraes, Clauton Maciel e Gisele Stadi e Marcelia Kalke Cruz. Bastante aplaudidos, o trabalho dos docentes recebeu o reconhecimento dos formandos. Também foram citados o gerente da unidade, Diógenes Pierre, a instrutora Rafaela Rodrigues Arrabaça (do curso Técnico em Eletrotécnica), a professora Ingrid Caroline da Rocha Machado (Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias) e ainda a coordenadora Pedagógica Renata Christina Gaede de Lima.

Para cada um destes profissionais, os oradores das respectivas turmas agradeceram o apoio, a paciência, os conhecimentos compartilhados, a dedicação. Também foram unânimes em agradecimentos e elogios às instituições SESI e SENAI pelo pioneirismo de oportunizarem o Novo Ensino Médio.

A vida é feita de ciclos, e hoje mais um se conclui. Com essa afirmação, o gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre abriu seu discurso. Lembrou que “é chegada a hora de realizar novas etapas e, participar desses momentos com vocês, é gratificante. Temos a honra de proporcionar o lançamento de 23 jovens técnicos em Eletrotécnica no mercado de trabalho. Gratidão é a palavra de ordem”, disse.

Pierre ressaltou sua gratidão por ter trabalhado com os jovens estudantes, por um período enquanto professor. “O Novo Ensino Médio é pioneiro em Pimenta Bueno, pioneiro em Rondônia. Vocês são a primeira turma de jovens técnicos em Eletrotécnica. Agradeço aos pais de vocês pela confiança neste poder transformador, chamado educação. Muitos de vocês foram meus alunos a vida toda no Ensino Fundamental, e hoje, participar desse crescimento, não tem preço. Parabéns a vocês que conseguiram superar os desafios juntamente com os professores que tiveram de se reinventar. A eles também meus agradecimentos. Sucesso meus queridos, tenho certeza que todos irão trilhar um caminho próspero e produtivo. Persistam e se dediquem a conseguir tudo que acreditam. Deus abençoe a todos”, finalizou.

Para o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIERO, Ivandro Behenck, foi gratificante testemunhar os jovens formandos que tiveram a oportunidade trilhar o Ensino Médio dentro de um novo modelo que os preparou também para o mercado de trabalho. “Este modelo vai se expandir e vai forma profissionais que farão a diferença nas empresas, nas indústrias que têm necessidade de pessoas qualificadas. SESI e SENAI estão cumprindo este papel fundamental. Parabéns e sucesso para todos”, pontuou.