IMPRENSA
28 de April de 2022 - 10h35

A- A A+

Equipe do SESI de Vilhena garante troféu em torneio regional de Robótica

Pelo quarto ano consecutivo a Equipe ELEV3R Robotic Team, do SESI-SENAI-IEL de Vilhena, conquista troféus na etapa regional do Torneio de Robótica e vaga para a disputa da fase Nacional. A unidade do SESI de Vilhena desponta entre os melhores competidores ao garantir o 1º lugar da mesa, com 450 pontos, confirmando a terceira colocação geral na competição realizada em Manaus-AM, no último final de semana. O destaque fica pela formação inédita da equipe. Todos os alunos são novatos em competições, representando o SESI de Rondônia.

 

De acordo com o professor Silvio Luiz Vichroski, técnico da equipe, a cada ano, os desafios da participação da ELEV3R crescem, pois os alunos querem superar as marcas em relação às competições anteriores. E a dedicação pôde ser constatada nesta edição uma vez que todos os alunos atuaram pela primeira vez e, trouxeram para Rondônia troféus e a oportunidade de seguir na competição Nacional. “São do 6º ao 9º ano, com idades entre 10 e 14 anos, disse o professor.

 

Ele ressaltou ainda que “novamente temos a satisfação de dever cumprido. Nossa equipe se destacou não somente pelas conquistas, mas, pelo carisma e animação. Quanto à dedicação, só temos elogios. Ela esteve focada e comprometida, e isso pôde se confirmar nas premiações, mesmo com todos alunos novatos sem nenhuma experiência no Torneio de Robótica First Lego League (FLL)”, afirmou.

 

O técnico da equipe também disse que o tempo de preparação, de novembro de 2021 a março deste ano, foi curto, mas suficiente para garantir a excelente colocação no torneio. “Deixamos muitas equipes experientes para trás. Agora só aguardar o feedback das nossas apresentações para saber o que precisamos melhorar para irmos mais preparados para etapa Nacional. Finalizo com a última frase do nosso grito de guerra que diz muito sobre quem somos e de que formas pensamos: Sozinhos vamos mais rápidos, mas juntos vamos mais longe", destacou o professor Vichroski.

 

Já a técnica e professora Lorines Neli Cezne disse que no torneio os competidores desenvolvem a comunicação, oratória, responsabilidade pessoal e em equipe e acham formas de solucionarem problemas que existem na nossa sociedade, através da criação de um projeto. “O torneio é uma oportunidade de cada participante explorar novas habilidades e aprender o trabalho em equipe. Afinal, sozinho eles vão mais rápido, mas juntos eles vão mais longe”, falou.

 

Para o gerente da unidade do SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite, isso demostra a diferença que um professor pode fazer na vida e resultados de um aluno. “Trazer resultados com alunos experientes, já consagrados é relativamente fácil, mas trazer esses mesmos êxitos com alunos sem experiências em competições, o desafio, é ainda maior. Coloco essa reflexão não somente para esse torneio de robótica, mas para todos nossos outros desafios diários educacionais (SAEB, SAEP, ENEM e outros). Um professor pode fazer toda a diferença”, ponderou Leite.

 

O superintendente do SESI Alex Santiago, comemorou o resultado enfatizando a qualidade da equipe de professores que só reforça os números apontados pelos indicadores de eficiência, eficácia e efetividade. “Neste caso, falamos de eficácia, em função da excelente qualidade de ensino realizado pelas casas SESI e SENAI. Então, a medida que nossos alunos competem e se destacam em torneios nacionais, isso significa o atingimento de um dos principais do conjunto de indicadores de eficácia na educação”, ressaltou.


Mais notícias

SESI e SENAI de Rondônia iniciam ano letivo na próxima segunda-feira

Rede SESI de ensino está com matrículas abertas para o ano letivo de 2024

SESI reconhecida como uma das marcas referência em serviços de saúde

SESI-RO apresenta soluções em saúde no Vale do Madeira Summit 2023