Ação Solidária Movida por Alunos do SESI Cacoal Arrecada alimentos para a Casa de Apoio Amor Fraterno
Aterro Sanitário de Cacoal recebe visita técnica de alunos da unidade local do SESI-SENAI-IEL
Sob a supervisão da professora Elhda Rodrigues
Pereira de Melo, 22 alunos da segunda série do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL
de Cacoal, participaram de visita técnica ao aterro sanitário MFM Soluções
Ambientais.
Durante a visita os alunos conheceram toda a infraestrutura do aterro sanitário, do início do processo até a etapa final que acontece na estação de tratamento físico químico.
Segundo a professora Elhda, a atividade faz parte dos projetos educacionais da instituição, cujo tema é Reciclagem e Aterro Sanitário. “A reciclagem gera emprego e renda e também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários”, explicou a docente.
Elhda disse ainda que os alunos aprenderam que os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. “Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza”, pontuou.
Quanto à reciclagem, a professora explicou que se trata de um processo de transformação de um material em um novo produto, por exemplo, transformação de garrafas PET usadas em novas garrafas. Porém, também é possível reciclar um material e transformá-lo em outro, completamente diferente, como a reciclagem de papel em folhas A4 recicladas.
A reciclagem, pontuou a docente, é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. “Por isso é fundamental colocarmos em prática os três Rs da sustentabilidade, ou seja, reduzir, reutilizar e reciclar”, finalizou.
Segundo a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Jocilene Ribeiro Andrade, a visita técnica é fundamental, pois possibilita unir a teoria da sala de aula com a prática in loco. “Este conteúdo trabalhado pela professora Elhda, não apenas traz conhecimento, mas conscientiza os alunos sobre o lixo que produzimos e para a realização de ações relacionadas à reciclagem, com foco nos benefícios para o meio ambiente e a sociedade”, afirmou.
Jocilene completou dizendo que na próxima terça-feira,17, outra turma do Novo Ensino Médio do SESI-SENAI-IEL de Cacoal vai realizar visita técnica no mesmo aterro.
Mais notícias
SESI de Pimenta Bueno desenvolve atividade sobre pirâmide alimentar
Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama
SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea