Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao navegar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Aviso de Privacidade e nossa Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

IMPRENSA
13 de May de 2022 - 15h12

A- A A+

FIERO participa do lançamento do livro - Compliance Para o Sistema Indústria: Teoria e Prática

 

O lançamento do livro “Compliance para o Sistema Indústria - Teoria e Prática”, ocorrido nesta quinta-feira, 12, reuniu especialistas de diferentes estados, para analisar como o sistema tem aplicado os conceitos de compliance e as normas pertinentes. Da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), participaram o diretor regional do SENAI e superintendente do SESI e IEL, Alex Santiago, e integrantes da assessoria compliance e da ouvidoria.

 

Para o lançamento, foi realizado um evento online, com duração de 2 dias. Estiveram presentes no primeiro dia autoridades da administração pública, empresas, sindicatos e os profissionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Departamento Nacional do SESI e das demais Federações das Indústrias dos Estados.

 

Na abertura do evento houve breve apresentação do vice-presidente executivo da CNI, Glauco José Côrte, que representou o presidente, Robson Braga, do presidente do Conselho Nacional do SESI, Eduardo Eugenio; do ministro da Controladoria geral da União (CGU), Wagner Rosário, da presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes e da coordenadora de conteúdo e autora do livro, Luana Pagani.

 

Para falar sobre questões de Compliance, que envolve ética, moral, compromisso com a integridade, foi convidado o professor e jornalista, Clóvis de Barros Filho, considerado uma das maiores referências sobre o assunto na atualidade. Com o tema da palestra Lições da Ética Empresarial, o palestrante apresentou situações e exemplos cotidianos de como agir eticamente em sociedade. Ao final respondeu alguns questionamentos dos participantes.

 

De acordo com Alex Santiago, “o livro é uma excelente ideia da CNI, pois ali se concentram todas as experiências bem-sucedidas dos Departamentos Regionais, tornando-se um objeto de estudo e de referência. A própria concepção da implantação do Compliance, torna os Departamentos Regionais mais transparentes em seus processos, custos e como agem internamente, demonstrando à sociedade como os recursos são utilizados e a maneira proba que sai da organização. Nós do DR de Rondônia fizemos uma força tarefa intensa e implantamos o nosso Compliance com sucesso, os colaboradores aderiram à ideia e por isso esse Regional começa a colher os frutos desta implantação”, afirmou.


O evento virtual teve continuidade nesta sexta-feira, 13, quando houve uma roda de conversas entre os autores do livro, profissionais do departamento nacional e demais Federações das Indústrias e da Rede de Governança Brasil. Na oportunidade, foi tratado uma série de temas com relação à implantação e implementação dos programas de compliance nos departamentos regionais SESI, SENAI e IEL, embasados na integridade, transparência e ética.  O superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI, general Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto, conduziu o seu encerramento.





Mais notícias

Alunos do SESI Lagoa participam de palestra sobre Saúde Emocional

Alunos do SESI de Pimenta Bueno conquistam 2º lugar na etapa regional da OBR

Palestra sobre Gestão de Absenteísmo reúne funcionários da FIERO, SESI, SENAI e IEL

SESI-RO promove várias atividades para comemorar o Dia dos Pais