IMPRENSA
12 de May de 2022 - 09h43

A- A A+

Unidades SESI-SENAI-IEL de Rondônia realizam eventos em homenagem ao Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data especial e as unidades SESI-SENAI-IEL de Rondônia têm a tradição de comemorar com a realização de atividades e homenagens, que incluem a participação da equipe pedagógica, alunos e familiares.

A unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena promoveu a segunda edição do “Dia de Quem Cuida Mim” no último sábado,8, no campo de futebol da escola, onde as mães, alunos e familiares participaram de um piquenique. Houve ainda brincadeiras lúdicas, homenagens às mães com a participação dos familiares, amigos e responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental I. O evento contou ainda com apresentações culturais dos estudantes.

“O projeto surgiu para homenagear todos aqueles que, direta ou indiretamente fazem o papel de mãe na vida das crianças”, explicou a coordenadora de Educação, Aline Souza.

“A equipe SESI-SENAI organizou tudo com muito carinho respeitando a pluralidade das diferentes constituições familiares valorizando-as no meio coletivo, dessa forma ensinamos aos alunos que o mundo é um lugar para todos e que as diferenças existem e nos enriquecem de diversas maneiras”, disse Aline.

Para o gerente Silvio Leite, é importante que a escola realize eventos comemorativos objetivando a valorização da família. “Entendo a escola como a segunda casa de nossos alunos, onde precisamos ensinar e incentivar valores éticos e morais, proporcionando momentos para aumentar a união da família com a escola, como ocorreu neste evento, no qual nossos alunos, juntamente com as professoras prepararam lindas apresentações para as famílias”, finalizou.

Pimenta Bueno

Na unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, as mães também foram homenageadas com a realização de mais uma edição do evento “Dia de Quem Cuida de Mim”, na última sexta-feira, 6, que teve como parte da programação, as boas-vindas do gerente Diógenes Pierre, apresentação de músicas e danças com a participação de alunos da Creche II ao 9º ano.

De acordo com o gerente, as mães, à entrada da escola, receberam lembranças confeccionadas pelos alunos e números para a participação no sorteio de brindes. “Cada família trouxe uma iguaria para o café da manhã compartilhado, que foi saboreado na hora do recreio. Os alimentos excedentes foram doados para instituições carentes localizadas em Pimenta Bueno”, disse. 

Ariquemes

A gerente da unidade SENAI de Cacoal, Ângela Candelório Bim destacou que as mães foram homenageadas com vários bolos especiais enfeitados e fechados nas respectivas embalagens com dizeres exaltando a importância das mães. “Para cada uma foi realmente uma surpresa e todas se identificaram com as frases engraçadas, mas ao mesmo tempo emocionantes. Elas gostaram muito da nossa homenagem singela, mas com muito amor para as queridas mães da nossa unidade”, disse.

Ângela comentou ainda que é fundamental a comemoração de datas como o dia das mães, dentre outras também importantes. “Mas sabemos que o dia das mães é especial e nós do SENAI, todos os anos, fazemos questão de, por mais simples que seja, fazer essa homenagem, pois elas merecem toda atenção, amor e claro, reconhecimento por parte dos filhos”, pontuou.

Lagoa - Porto Velho 

A homenagem às mães, na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, foi realizada sexta-feira, 6, com atividades e apresentações dos alunos do primeiro ao quinto ano. Cada turma promoveu sua homenagem às mães.

Segundo a gerente da unidade, Fabiana Amaral, “o que não faltou foi emoção e alegria nesta merecida comemoração que teve apresentações de música, poesia, painel para fotos, dentre outras atividades”, falou.

Conforme Fabiana, além das apresentações das crianças, o evento contou com a participação de alguns pais. Um deles leu um texto alusivo ao dia das mães. Um casal de pais fez uma apresentação de palhaços, uma mãe apresentou uma dança junto com a filha. Uma aluna fez uma apresentação com uma música ao teclado. “E para abrilhantar ainda mais a comemoração, contamos com a graciosa participação do aluno João Pedro,11, do quinto ano, que apresentou o evento”, comentou a gerente.

Fabiana parabenizou mães, pais, alunos e agradeceu a dedicação das professoras Edna (1º ano); Josi (2º), Gesiany (3º) e Priscila (4º), Adriana e Ivonete, dos quintos anos A e B, respectivamente. Citou a coordenadora de Educação Juliane Loubach, pedagoga Tatiana Botelho, e citou ainda a coordenadora Sussileide e a inspetora Dirce. “Elas são mulheres maravilhosas que diariamente contribuem para a educação dos seus filhos e também contribuíram muito para a realização desta homenagem”.

Cacoal

Ao longo da semana, entre os dias 2 a 5 de maio, os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, desenvolveram atividades e confeccionaram cartões e lembrancinhas para homenagear as mães. Como fechamento do projeto, na última sexta-feira, 6, as mães foram convidadas à escola a prestigiar emocionante apresentação musical preparada e ainda uma mesa com frutas.

A professora Edlaine Cristina lembrou que “trabalhar o Dia das Mães na escola é desenvolver nos alunos a valorização da família, o reconhecimento da figura materna, seja mãe de sangue, adotiva ou qualquer outra pessoa que assuma esse papel. É a data perfeita para expressar o carinho, amor e a gratidão pela pessoa que te educou e cuidou com todo primor do mundo”. 

Para a gerente da unidade, Jocilene Ribeiro, “o dia das mães é esta data faz parte da nossa cultura, é o dia em que homenageamos e voltamos nosso olhar e gratidão à essa pessoa que representa acolhimento, proteção e amor. O projeto voltado a esse dia tão especial tem objetivos claros de valorização dos laços familiares como base para a construção e formação de virtudes humanas, que devem ser ensinadas desde a mais tenra idade”, pontuou.

 

 


Mais notícias

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru realiza live sobre os cuidados com a saúde mental

SESI Saúde de Ji-Paraná participa da 8ª SIPAT da empresa Bernardo Alimentos