IMPRENSA
07 de June de 2022 - 12h25

A- A A+

Unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno realiza oficina “As Várias Faces da Informática”

Idealizado pela técnica em informática da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Brenda Franco Carrocia, o projeto de Extensão denominado “As Várias Faces da Informática”, tem como público alvo alunos interessados em descobrir e aprender como a informática funciona. O curso, com carga horária de dez horas, acontece de 8 a 14 de junho, e as aulas serão ministradas à tarde, com duração de duas horas. 

O objetivo da oficina é apresentar uma nova perspectiva dentro da informática, demonstrando que se pode aprender o conteúdo através de métodos simples, porém efetivos. Esta atividade tem Brenda como coordenadora.

De acordo com Brenda, na oficina será utilizada uma metodologia interativa, onde os alunos participarão efetivamente das atividades disponibilizadas.  “À guisa de introdução, serão discutidos os conhecimentos prévios que cada aluno possui, para haver trocas de experiências entre eles”, explicou.  

Ainda conforme Brenda, “vamos trabalhar, a princípio, com os componentes básicos de computadores e notebooks (hardwares) para que o aluno se familiarize com as peças. Em seguida, o objetivo será montar um computador/notebook, valorizando cada etapa para colocarem em prática o conteúdo teórico apresentado, ressaltando a importância da manutenção preventiva e corretiva das máquinas”, afirmou.  

A próxima etapa, destacou a instrutora, vai abranger a parte de software, com procedimentos de formatação, criação de mídia bootável, arquivo ISO e instalação de programas básicos como navegadores, pacote office, dentre outros.

Será aplicado uma introdução básica de redes de computadores, para que os alunos entendam como funciona uma rede e principalmente a sua estruturação, através de switches e servidores. Também será explicado sobre os cabos de redes e a crimpagem - termo utilizado para designar um processo, que através de constrição mecânica, promova a firme junção de duas peças ou componentes, proporcionando um conhecimento básico completo.

Segundo o gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, no projeto final, para avaliação da aprendizagem, os alunos colocarão em prática todo conteúdo abordado no decorrer da oficina, fazendo um diagnóstico do início ao fim. “A proposta para o desafio é que os alunos descubram determinado problema de uma máquina e, com esse conhecimento, então, fazer a correção, deixando o equipamento pronto para que um usuário possa utilizar”, pontuou.

A primeira turma conta com seis alunos do nono ano e o critério principal para participação, foram as melhores notas. Estes estudantes, conforme o gerente da unidade, serão multiplicadores e transmitirão os conhecimentos adquiridos para os demais.

Diógenes Pierre relatou que “durante uma reunião periódica junto a equipe administrativa, Brenda compartilhou sua ideia com os demais e teve minha aprovação para a aplicabilidade da iniciativa. Com essa iniciativa queremos oferecer algo novo para os jovens e adolescentes, proporcionar maior envolvimento com a escola, auxiliando a se identificar com as diferentes áreas do conhecimento, não se limitando apenas para os horários de aulas diários. No meu ponto de vista, esse tipo de oferta, desperta no aluno uma série de atitudes que consequentemente, refletem positivamente, no aprendizado diário”, finalizou.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão

Grécia Antiga é tema do segundo aulão 2024 da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI de Pimenta Bueno participa da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Rondônia estão a todo vapor para as ações da Páscoa Solidária