IMPRENSA
15 de July de 2022 - 09h01

A- A A+

Mundo da educação e da tecnologia caminham entrelaçados no SESI e SENAI de Rondônia

Tecnologia como ferramenta de ensino é uma realidade e faz parte do cotidiano em casa, no trabalho e nas horas de lazer. Com a educação não poderia ser diferente; afinal, é preciso integrar a realidade dos alunos aos métodos de ensino. Os estudantes de hoje não se comportam da mesma forma que os estudantes de 5 ou 10 anos atrás, assim como também não são estimulados da mesma forma nem têm as mesmas necessidades.

As unidades escolares do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Rondônia empregam tecnologias mediadoras educacionais que já lhes possibilita elevar para 75% sua oferta de cursos em EaD – traduzidos em benefícios para o aprendizado básico e profissional no Estado.

No ponto de vista do coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a importância das tecnologias na educação hoje é inegável, visto que as novas ferramentas técnicas auxiliam todos os atores envolvidos com instituições escolares, seja facilitando o trabalho do professor e do coordenador com a otimização de processos, ou contribuindo para a aprendizagem do aluno com a resolução de situações de aprendizagens.

“Quando falamos de inovações no ensino, focamos na convergência entre conteúdo e novos meios de interação”, afirma Coelho. “Acreditamos que as tecnologias educacionais, se bem dimensionadas e empregadas, são fundamentais para integrar e aplicar os demais recursos em prol do desenvolvimento educacional, do atendimento às necessidades e demandas das realidades da comunidade escolar e a facilidade do acesso às informações”, disse.

O coordenador também ressalta algumas vantagens do uso de tecnologias em sala de aula, por exemplo, a personalização do ensino, flexibilidade de horário e geográfica, universalização do acesso à informação, facilitação das atividades, aulas mais dinâmicas e atraentes e estimula a autonomia o autodidatismo, dentre outros.

Conforme Coelho o uso da tecnologia como ferramenta de ensino traz diversas possibilidades para os professores e para a educação de forma geral, facilitando o aprendizado e aumentando o interesse por parte dos alunos. “Quando falamos de inovações no ensino, focamos na convergência entre conhecimentos e novos meios de interação. Podendo ser por meio de hardware e software: notebooks, tablets, smartphones, lousa digital, ferramentas como Teams, Meet, e outros mais, que passamos a usar diariamente em decorrência da pandemia”, pontua.

Ele lembra que o papel do professor se altera de fonte máxima de conhecimento, para facilitador do processo de aprendizagem, usando as inovações como ferramentas para agregar e atrair a atenção dos seus alunos. A integração entre os modelos de ensino online e presencial é conhecido como híbrido e proporciona aos estudantes uma experiência que reúne o melhor dos dois mundos, a experiência do professor e novas tecnologias, além de incentivar o aprendizado colaborativo e a flexibilidade do conteúdo online.

“Dadas as incontestáveis oportunidades, otimizações dos recursos e uma gama sempre impactante de novas soluções e vantagens para as instituições de ensino, para os profissionais da educação e pleiteantes estudantes, o SESI-SENAI de Rondônia vem se apresentando como vanguarda no crescimento das ofertas de programas educacionais online. Nos últimos três anos tal crescimento se deu exponencialmente e perdurará ad infinitum pois, o mundo da tecnologia, assim como o da educação caminham entrelaçados”, finaliza Coelho.

 


Mais notícias

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru realiza live sobre os cuidados com a saúde mental

SESI Saúde de Ji-Paraná participa da 8ª SIPAT da empresa Bernardo Alimentos