Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Alunos da SESI-SENAI de Vilhena encerram ano letivo participando dos Jogos Interclasse
No
período de 30 de novembro a 6 de dezembro aconteceu a 10ª edição dos Jogos
Interclasse do SESI (JISESI), na unidade de Vilhena. Neste evento
esportivo, que marca o encerramento do ano letivo, os alunos se enfrentaram nas
modalidades xadrez, damas, pebolim, tênis de mesa, atletismo, queimada, rouba
bandeira e futsal.
O torneio interclasses é um evento esportivo anual organizado e promovido dentro do contexto escolar com todas turmas e séries da instituição. Tem como objetivos principais favorecer o autoconhecimento, estimula competências e habilidades, melhora a concentração e atenção, estimula a criatividade, ajuda no entendimento da importância de regras e limites, contribui para o desenvolvimento de laços afetivos, promove a interação e o compartilhamento.
As competições são divididas em duas categorias. A infantil, que engloba alunos do sexto, sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental. A outra categoria é a juvenil, com a participação de alunos do 9º ano, 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Nesta edição, a turma do 9º ano A se sagrou campeão na categoria juvenil. Na infantil, a campeão foi a turma do 8º ano A.
De acordo com o Thales Vivan, 13, do 9º ano, a organização dos Jogos Interclasses do SESI, nesta edição, foi em conjunto. “Todos ajudando, seja presencialmente na escola ou online, via grupo do WhatsApp”. O estudante conta que a preparação começou com a escolha da camisa, “pois foi de desejo de quase toda a turma ter uma para o interclasse e além de tudo para guardar como lembrança”, disse.
Ainda segundo Vivan, foram adquiridos pompons e os chocalhos de garrafa pet, e alguns materiais para confecção dos objetos. “Estamos felizes porque nos consagramos campeões na categoria juvenil. Nos inscrevemos em todas as modalidades, algumas inclusive ganhamos 1º, 2º e 3º lugar, com isso conseguimos muitos pontos o que fez total diferença na pontuação final do JISESI”, comemora o jovem.
Segundo a aluna Sara Sena dos Santos, 13, do 8º ano, “desde o início estávamos focados em vencer e então decidimos participar em todas as categorias com o máximo de inscritos. Desta maneira conseguimos pontuar em várias modalidades o que fez a grande diferença no resultado final. Foram três dias intensos, com vários esportes tanto coletivos como individuais”.
Conforme a jovem, “esse interclasse foi sensacional, divertido e com a participação de muitos alunos. O que eu mais gostei foi a interação entre todas as turmas da escola, do 6º ano a 3ª série do médio, todos no mesmo ambiente, jogando, dançando e se divertindo”, pontuou Sara.
O professor de Educação Física e coordenador do JISESI, Silvio Luiz Vichroski ressaltou que esse ano contamos com uma grande participação e engajamento dos alunos, tinha bandeira, camisetas personalizadas, gritos de guerra, e muita torcida durante todo evento. Sinto que esses jogos atenderam às expectativas dos alunos, eles se preparam durante o ano todo para esses jogos, a rivalidade sadia esteve presente durante os três dias, o que deixa a competição ainda mais empolgante”, finalizou.
Para o gerente da unidade, Silvio Leite, o esporte, seja qual for, influencia no desenvolvimento saudável, além de ser uma ferramenta pedagógica imprescindível no ambiente escolar de forma curricular e extracurricular. Proporcionar este tipo de atividade com os alunos é uma forma de incentivar o desenvolvimento social e de habilidades no esporte”, concluiu.
No ponto de vista da coordenadora de educação da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Aline de Souza, a iniciativa da escola e a parceria dos alunos e o apoio das famílias são fundamentais para a realização e o sucesso do JISESI, que completou uma década de criação. “Além de incentivar a prática esportiva, o evento fortalece o convívio social e interativo entre os alunos, além de ser mais uma ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento curricular dos estudantes”, afirma.
Mais notícias
Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno
SESI de Vilhena promove mais uma edição do Acampadentro
Judô do SESI de Porto Velho promove cerimônia de troca de faixas