IMPRENSA
09 de December de 2022 - 18h06

A- A A+

SESI-SENAI Lagoa realiza formatura da segunda turma do Novo Ensino Médio

Na noite desta quinta-feira, 8, aconteceu no auditório da Faculdade São Lucas - Unidade 2 (antiga Ulbra), em Porto Velho, a formatura dos 30 alunos do curso Técnico em Redes de Computadores do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho.  

Conforme o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “estamos vivendo a era do conhecimento e da inovação. Temos uma capacidade gigantesca de transformação e por isso a educação é fundamental. Tenho passado por várias experiências como trabalhador, pois aos 15 anos já estava no SENAI, atuei em muitas indústrias, trabalhei na África, já passei por quatro Departamentos Regionais, porque sempre fui e continuo sendo inquieto, gosto de viver experiências para adquirir novos conhecimentos. Continuem estudando e deem continuidade ao seu protagonismo e autonomia sendo um profissional que fará a diferença no mercado de trabalho ou sendo um empreendedor bem-sucedido”, afirmou.  

A gerente da unidade SESI-SENAI Lagoa, Fabiana Amaral agradeceu aos pais dos formandos pela confiança. “Sabemos que os filhos são a nossa maior herança e não ninguém entrega sua riqueza nas mãos de qualquer um. Por isso, obrigada por confiarem seus filhos aos nossos cuidados do SESI e agora do SENAI. Aos formandos desejo que sejam eternos inquietos e sonhadores, aproveitem a juventude e façam acontecer, se movimentem, seja, criativos, inovadores, mas sejam éticos. Reitero a todos a nossa gratidão”.  

O instrutor do SENAI e paraninfo da turma, Vivaldo Albuquerque, muito aplaudido pelos formandos, ressaltou sua honra por tê-los como alunos nos últimos três anos. “O nosso objetivo sempre foi e será desenvolver competências. Sou grato por vocês terem passado pela minha vida e agora fazem parte da minha história. Vocês são os atores principais nesta solenidade de formatura, que marca um rito de passagem e a certeza da superação de muitos desafios. Registro aqui meus parabéns para cada um de vocês, que para mim são vencedores”.  

Recebida com aplausos fervorosos, da coordenadora de educação Juliane Loubach, em breve pronunciamento, destacou os formandos como alunos fantásticos e brilhantes, que tanto foram cobrados nestes três anos. “Sonhem mais alto e não parem de estudar, realizem seus sonhos, façam uma faculdade, empreendam, se vocês têm planos que sejam executáveis, então se mexam e façam acontecer. Sucesso na carreira e gratidão”, finalizou.  

Já a professora e paraninfa da turma, Edileuza Botelho exultou sua alegria ao participar da solenidade e da honra de proferir seu discurso. “Nossa vida é composta de muitos tempos, pois vários anos se passaram até a chegada deste dia. Foram anos de aprendizado, amizades, diversão, lutas e vitórias, que contribuíram para o nosso crescimento e amadurecimento intelectual, espiritual e emocional”.  

Parafraseando o poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, professora Edileuza homenageou os formandos com o poema “E agora Terceirão?” 

“E agora Terceirão? 

No meio do caminho tinha uma pedra.  

Ah, as pedras sempre estarão lá. 

Mas, de daí? 

Você está vivo, tem saúde, tem força, 

Contorne a pedra ou melhor, contorne-a com estilo”. 


A pedagoga do SESI, Sussileide Morais, que também foi homenageada pelos formandos, juntamente com Edileuza, Vivaldo e Juliane, lembrou que “a formação profissional qualificada é de extrema importância para o ingresso no mercado de trabalho e os nossos alunos saem com grandes chances de conquistarem espaço no mercado de trabalho. Ao escolher uma formação via curso SESI-SENAI, mostra que o estudante está no caminho certo de dedicação e empenho. Nossos formandos desta segunda turma do Novo Ensino Médio de motivo de muito orgulho”. 

A oradora da turma, a formanda Julia Vitória Nunes Boff em seu discurso disse “hoje é o dia em que encerramos um ciclo de nossas vidas e damos início de uma nova jornada, onde escreveremos nosso futuro e ditaremos nosso destino. A partir daqui nos separamos, mas desejo todo o sucesso para cada um de nós”.  

Em seguida, a formanda Carla Araújo Gomes prestou homenagens aos familiares, colegas e professores. Representando os pais da turma, Gilbervan Aquino, homenageou a equipe pedagógica do SESI-SENAI Lagoa. “Hoje é um dia de celebração para nós, pais, mas sabemos que os nossos formandos, a partir de agora começa uma outra etapa, não menos cheia de desafios e certamente, de conquistas. Quero agradecer a Deus, em segundo lugar, quero agradecer ao SESI e ao SENAI, por proporcionar aos nossos filhos uma excelente formação educacional e profissional, que prepararam estes formandos para os desafios da atualidade”, falou.


Na sequência, o formando Kalebe Nobre Aquino, juntamente com a turma, proferiu o juramento. Houve a outorga de grau pronunciado pelo coordenador de Educação, Jair Coelho. Os formandos foram chamados um por um para a entrega simbólica do diploma. A gerente Fabiana Amaral fez a leitura da ata e em seguida encerrou a solenidade.  

Além dos familiares e amigos dos formandos, vários professores marcaram presença no evento, entre eles, Ademir Junior, Adriana Simões, Allan Robson, Deise Lima, Ellen Lima, Flávia Garcia, Franklin Pereira, José Wesley, Liliana Borges, Maiara Lima e Rossiane Santos. Todos foram citados e saudados com aplausos.  




Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável