Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico
Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal dão show de solidariedade e empatia em atividade de Empreendedorismo Social
Sob
a coordenação da professora Karine Stecca Garcia Dalla Martha, alunos do 8º Ano
da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal participaram das atividades do projeto
denominado Empreendedorismo Social. A cada bimestre a escola empreende ações de
apoio voltadas a uma entidade beneficente e a escolhida, que neste primeiro
momento, foi o Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (CERNIC).
De
acordo com a professora Karine os estudantes foram estimulados a desenvolverem
e implantarem um projeto social, focando o ambiente escolar. “O projeto foi um
fazer social e econômico para a região onde estamos inseridos, uma vez que o
ambiente e a prática da aprendizagem ultrapassam naturalmente as paredes
escolares, envolvendo assim, as pessoas da comunidade. Nosso objetivo foi
mostrar uma prática empreendedora no cotidiano, tendo como foco o desenvolvimento
humano, a sustentabilidade e a superação da exclusão social”, pontuou.
“Sou
professora de empreendedorismo da turma que desenvolveu este projeto com os
alunos do CERNIC neste primeiro bimestre. Eles visitaram a instituição e
conheceram melhor o dia a dia dessas crianças. “Foi realizado um dia “D” com
brincadeiras, pinturas no rosto, contagem de histórias e entrega de uma
lembrancinha”, disse Karine.
A
docente ressaltou ainda que “os nossos jovens se sentiram importantes ao
proporcionar algo diferente e por desenvolverem habilidades empreendedoras e
uma conduta voltada a alcançar objetivos sociais. Este estreitamento de laços
entre a escola e a comunidade gera benefícios a ambos, além de fortalecer a
relação de respeito e confiança com a escola e promover a sua valorização junto
à sociedade”, explicou a professora.
“O
trabalho social possibilita aos estudantes conhecerem diferentes realidades e
condições encontradas dentro das comunidades, a experiência fortalece o
conhecimento e aproxima o jovem dos problemas sociais para que por meio da
Educação busquem soluções”, afirmou a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo.
De
acordo com o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Rodolfo Lentz, o SESI
em parceria com o SEBRAE, na disciplina de Projeto de Aprendizagem -
Empreendedorismo e Ética, desenvolve com as turmas dos anos finais do Ensino
Fundamental, o projeto Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP), com o
objetivo de fomentar a cultura empreendedora e o desenvolvimento da autonomia do
nosso estudante para aprender atributos e atitudes necessários para a gerência
da própria vida (pessoal, profissional e social).
“Nesse
sentido, a educação empreendedora incentiva que os alunos busquem o
autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. O
projeto foi pensado e realizado por eles com a orientação da professora, que
juntos passaram semanas organizando as ações, e ao mesmo tempo incentivaram
alunos de outras turmas a participarem doando doces para as lembrancinhas
entregues aos alunos do CERNIC”, finalizou Lentz.
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